Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/5052
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMagalhães, Uriel de-
dc.contributor.authorPereira, Aline Maria-
dc.date.accessioned2018-09-18T14:50:58Z-
dc.date.available2018-09-20T03:00:11Z-
dc.date.issued2011-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/5052-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlianças estratégicaspt_BR
dc.subjectMercado competitivopt_BR
dc.subjectGlobalizaçãopt_BR
dc.titleAliança estratégica: o poder da união entre empresas no cenário contemporâneopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3678730753136690pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia relata o estudo de uma pesquisa caracterizada como qualitativa, bibliográfica, exploratória, e delineada pelo método de estudo de caso. A mesma busca proporcionar maior familiaridade com o problema ao definir de diversos ângulos a variável aliança estratégia, busca obras já editadas sobre o tema em questão e explora sem necessariamente se respaldar em valores estatísticos. Alem disso, é complementada com a análise de quatro exemplos reais que expõem o tamanho poder da aliança para o sucesso ou fracasso de uma organização. O presente estudo possui a intenção de afirmar o importante papel das alianças estratégicas na atualidade. Diante de um cenário globalizado, caracterizado pela forte concorrência e pela mudança intensiva do mercado, as empresas buscam estratégias de sobrevivência que gerem uma cooperação e vantagem competitiva para as mesmas. Desta forma, serão apontadas as mais diversas formas de união entre as empresas, as vantagens e desvantagens sobre uma ótica nacional e internacional e as principais precauções a se tomar no momento da união/fusão entre as participantes. É importante salientar que as alianças estratégias representam uma forte tática para se destacar no mercado competitivo, mas é essencial o estudo prévio da mesma, o planejamento na formação, os objetivos a serem alcançados e a preparação para enfrentar as possíveis diferenças culturais entre as empresas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMPereira.pdf1.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.