Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5066
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O papel do estado na estratificação do espaço metropolitano carioca desde o séc. xix até os dias atuais: um paralelo entre a Zona Sul e a Barra da Tijuca
Autor(es)/Inventor(es): Trajano, Pedro Henrique
Orientador: Carvalho, René Louis de
Resumo: Neste trabalho visa-se mensurar o papel do Estado e a importância de suas ações, direta ou indiretamente, no atual grau de estratificação social do espaço metropolitano do Rio de Janeiro. Diante disto, a metodologia que está sendo utilizada é fazer um comparativo entre dois dos processos de expansão urbana mais importante para a cidade, a ocupação dos bairros da Zona Sul litorânea com o planejamento da Barra da Tijuca. Assim, o estudo baseia suas idéias na filosofia do escritor e pesquisador Mauricio de Abreu, procurando retratar a aliança freqüente entre o poder político local e o capital imobiliário, através de vários instrumentos elitistas nestes diferentes momentos da história do Rio. A partir deste contexto, a conclusão do trabalho mostra que no decorrer dos anos, o Estado esteve diversas vezes associado aos interesses da classe dominante e deste modo, ao invés de mitigar a estratificação social da cidade, a ampliou e a consolidou.
Palavras-chave: Urbanização
Estratificação social
Poder político
Capital imobiliário
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Departamento: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Ago-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/5066
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PHTrajano.pdf181,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.