Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/5069
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFrenkel, Jacob-
dc.contributor.authorSouza, Patrícia Moreira da Rocha Amaral de-
dc.date.accessioned2018-09-19T18:44:47Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:59Z-
dc.date.issued2009-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/5069-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComércio varejistapt_BR
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectE-commercept_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleCrescimento da indústria varejista com a introdução do comércio eletrônico: o caso Americanaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2341193628994061pt_BR
dc.description.resumoO trabalho analisa as conseqüências do desenvolvimento da Internet no Brasil, a partir dos anos 90, para o segmento varejista brasileiro. A Internet começou a ser utilizada no país em meados de 1989, porém somente por Órgãos do governo, Instituições de Pesquisa e, no início de 1990, por algumas Universidades. A comunicação via Web, rápida e barata, assim como sua interatividade, foram fatores relevantes para sua acelerada propagação. Os primeiros sites criados eram de notícias e em meados dos anos 90, com a liberação do uso comercial da Internet, surgiram os primeiros sites de compras que deram início ao chamado comércio eletrônico. O varejo virtual ofertava bens e serviços ao público com novas vantagens que o varejo tradicional não oferecia. As grandes vantagens deste tipo de comércio fizeram com que o número de consumidores online aumentasse cada vez mais. As empresas, podendo diminuir seus custos e buscando se adequar aos novos hábitos de seus clientes, ingressaram de forma acentuada no e-commerce. Esta monografia analisa, principalmente, os impactos que podem ser causados no varejo de lojas físicas pela introdução e evolução do comércio eletrônico. As lojas físicas irão, em um futuro próximo, desaparecer? Esta questão é o foco central deste trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PMRASouza.pdf570.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.