Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/5079
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Melo, Luiz Martins de | - |
dc.contributor.author | Pontes, Guilherme Leite | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-19T22:22:33Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:59Z | - |
dc.date.issued | 2009-06 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/5079 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Logistica | pt_BR |
dc.subject | Transportes | pt_BR |
dc.subject | Portos | pt_BR |
dc.subject | Comércio exterior | pt_BR |
dc.subject | Economia brasileira | pt_BR |
dc.title | Logística Portuária Brasileira: Situação atual na primeira década do século XXI | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1618868071239305 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste estudo foi discutir a importância da logística portuária para a economia brasileira. Assim, foi abordado, primeiramente, sobre a logística, dando conceitos e definições e mostrando os diferentes modais de transportes utilizados no mundo. Foi dada, também, a definição de transporte multimodal e intermodal. Após, foi dada a situação geográfica dos portos, mostrando os principais portos do Brasil e a situação atual que estes enfrentam. Também foi discorrido sobre o processo de modernização dos portos e a Lei 8.630/93, que rege este setor. Por fim, foi discorrido sobre a inserção e consolidação no comércio exterior e o processo de unitização de carga. Após, foi dado o conceito de um Hub Port e mostrado como está a movimentação de contêineres, tanto no comércio internacional como no Brasil, além de mostrar os impactos que estes causam na economia nacional. Concluiu-se que a realidade brasileira está propícia ao desenvolvimento de novas alternativas considerando-se que o modal rodoviário tem produzido problemas de várias naturezas com o aumento e demanda da economia, como acidentes em estradas, despesas com pedágio e problemas ambientais. Daí surge a real necessidade de explorar uma vantagem natural do país com seu imenso potencial aquaviário. Essa interação entre os agentes econômicos e os recursos que o país oferece é crucial para o desenvolvimento econômico local. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Economia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Econômicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GLPontes.pdf | 661.66 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.