Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/5096
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPaiva, Raquel-
dc.contributor.authorGomes, Arthur Rezende Sampaio-
dc.date.accessioned2018-09-20T20:52:17Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:00Z-
dc.date.issued2015-07-12-
dc.identifier.citationGOMES, Arthur Rezende Sampaio. "Negão" e "paraíba": a mídia na construção e reforço de caricaturas estereotipadas de negros e nordestinos. 2015. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/5096-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEsteriótipos (Psicologia)pt_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.subjectNegrospt_BR
dc.subjectNordestinospt_BR
dc.title"Negão" e "Paraíba": a mídia na construção e reforço de caricaturas estereotipadas de negros e nordestinospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1075305856036847pt_BR
dc.contributor.referee1Cabral, Muniz Sodre de Araujo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5048383145015647pt_BR
dc.contributor.referee2Oneto, Paulo Guilherme Domenech-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4750115014056366pt_BR
dc.description.resumoAnalisa a forma como o discurso midiático contribui para a construção e consolidação de estereótipos e preconceitos sobre negros e nordestinos. A partir de autores como Gilberto Freyre, Muniz Sodré, Durval Muniz de Albuquerque Júnior, Roberto DaMatta e Jesús Martin-Barbero, buscar-se-á, com base na História e no contexto socioeconômico-cultural brasileiro, as justificativas para a condição em que se encontram as populações negra e nordestina na atual hierarquia social e na rede de relações de poder. Após a contextualização, o foco é no papel desempenhado pelos meios de comunicação no reforço dos estereótipos construídos no decorrer do desenvolvimento da sociedade brasileira. Isto é, de que forma a mídia reproduz imagens cristalizadas e estruturadas no imaginário social e como ela contribui para a perpetuação destes valores e das relações de poder que se beneficiam destes preconceitos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AGomes.pdf837.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.