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dc.contributor.advisorSiqueira, Alexis Cavichini Teixeira de-
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro Silva Vignero de-
dc.date.accessioned2018-09-25T14:41:26Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:01Z-
dc.date.issued2011-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/5129-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOrçamentopt_BR
dc.subjectAdministração de vendaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectPrevisão de vendaspt_BR
dc.subjectMétodo Delphipt_BR
dc.titleO impacto da previsão de vendas no orçamento das empresaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8104649154993809pt_BR
dc.description.resumoA previsão de vendas é um instrumento cada vez mais utilizado na elaboração das estratégias das organizações. Procurar antever o que a empresa espera para o período seguinte faz as funções dos analistas serem muito importantes para a expectativa dessa empresa. A previsão engloba muitas áreas, como marketing, produção, suprimentos, logística e finanças (KOTLER, 2006). A área de finanças, em especial, utiliza a informação da previsão de vendas para elaborar o orçamento para o período que está para vir. É de suma importância que haja sinergia entre as áreas envolvidas para alinhar os objetivos na elaboração da estratégia da organização. Nessa monografia, discute-se detalhadamente o significado de previsão de vendas e orçamento, buscando uma associação os dois conceitos. No caso da previsão de vendas, é evidenciado que os métodos são divididos em quantitativos e qualitativos. Entre os muitos métodos existentes, três mereceram destaque: Sales and Operations Planning (S&OP), Collaborative Planning, Forecast and Replenishment (CPFR) e o Método Deplhi.No caso de orçamento, o conceito é dividido em tipos de orçamento: de Vendas, de Produção, de Investimento, de Despesas de Comercialização e Administração e de Caixa (HOJI, 2003). Para mostrar de uma maneira mais clara a importância da previsão de vendas para o orçamento, foi incluído na monografia um estudo de caso da empresa PSA Peugeot Citroën, que utiliza a previsão de vendas de cada marca para elaborar o orçamento do Grupo. Apesar de ser um assunto muito relevante e cada vez mais presente nas organizações, há muito que se descobrir e inovar em relação ao processo de prever a demanda e, consequentemente, elaborar o orçamento. A globalização, a crescente evolução da tecnologia e a necessidade de se destacar em relação à concorrência farão com que as organizações busquem cada vez mais um nível de acerto próximo da realidade, o que irá gerar economia em todos os custos operacionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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