Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5139
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Políticas de incentivo à inovação: uma perspectiva comparada entre Brasil, Rússia, Índia e China (BRIC) a partir da década de 1990
Autor(es)/Inventor(es): Torracca, Júlia Ferreira
Orientador: Hasenclever, Lia
Resumo: Os países em desenvolvimento se configuram hoje como importantes mantenedores do crescimento econômico mundial. Sob essa perspectiva, Brasil, Rússia, Índia e China, os chamados BRIC, ganham notoriedade nas discussões acerca do futuro dos novos e expressivos investimentos globais. A principal hipótese é que os países do bloco que mais fortaleceram suas estruturas econômicas através de sólidos mecanismos de incentivo à ciência, tecnologia e inovação foram os que melhor resultados obtiveram no seu desempenho. Para tanto, primeiramente será feito um panorama da performance macroeconômica dos países com base nos dados fornecidos pelo FMI (Fundo Monetário Internacional) e, especificamente para a comparação das estratégias inovativas, serão construídos indicadores de esforços em inovação que terão como principal fonte os dados provenientes da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Embora os BRIC ainda permaneçam aquém do avanço ensejado pelos países já desenvolvidos, a Índia e, em especial, a China já aparentam criar mecanismos de sustentação do desenvolvimento tecnológico e científico mais consistentes em comparação ao Brasil e à Rússia, consolidando, portanto, a condição de liderança do crescimento econômico do grupo em questão.
Palavras-chave: Inovações tecnológicas
Indicadores de desempenho
Política de incentivo
Países em desenvolvimento
Crescimento econômico
Desenvolvimento econômico
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Departamento: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jan-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/5139
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JFTorracca.pdf636,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.