Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5141
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Inovações, patentes e valor de mercado: um estudo exploratório sobre o setor farmacêutico e de biotecnologia farmacêutica
Autor(es)/Inventor(es): Vieira, Vinicius Ribeiro
Orientador: Fonseca, Maria da Graça Derengowski
Resumo: O presente estudo tem por objetivo estudar a indústria farmacêutica e de biotecnologia farmacêutica, buscando identificar quais fatores seriam responsáveis pela valorização das empresas destes setores. Para estudar tal questão se fará necessário apresentar as principais teorias das inovações e a teoria das patentes, ambas indispensáveis para entendermos o funcionamento do setor farmacêutico. Assim dividiremos o presente estudo em quatro capítulos No primeiro capítulo apresentaremos as principais teorias sobre inovação com destaque para a visão de Schumpeter e de Schmookler. No segundo capítulo apresentaremos a teoria de patentes, dando destaque a como esta se relaciona a teoria da inovação. No terceiro capítulo apresentaremos o setor farmacêutico, descrevendo os padrões de oferta e demanda e mostrando como os investimentos em pesquisa e desenvolvimento e as patentes se inserem dentro deste setor. Já no capítulo quatro apresentaremos a “nova” indústria farmacêutica, mostrando como esta se relaciona com as empresas de biotecnologia farmacêutica e o desempenho desta no mercado.
Palavras-chave: Biotecnologia
Indústria farmacêutica
Mercado
Patentes
Desenvolvimento econômico
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Departamento: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jan-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/5141
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VRVieira.pdf765,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.