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dc.contributor.advisorProchnik, Victor-
dc.contributor.authorLage, Manoel Teixeira-
dc.date.accessioned2018-09-26T23:17:00Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:02Z-
dc.date.issued2009-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/5170-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlumíniopt_BR
dc.subjectComércio exteriorpt_BR
dc.subjectEmpresas multinacionaispt_BR
dc.subjectCadeia produtivapt_BR
dc.subjectIndústria brasileirapt_BR
dc.subjectMercado brasileiropt_BR
dc.titleO crescimento e atuação da Vale no mercado de alumínio (1991-2000)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7071148421168484pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é um estudo de caso das Joint Ventures feitas pela Vale no Setor de Alumínio. Joint Ventures essas que possibilitaram a entrada da Vale no mercado mundial de alumínio e o desenvolvimento de um grande projeto industrial na Amazônia. Primeiramente tenta-se definir o fenômeno da globalização, contextualizando com as Empresas Multinacionais (EMNs). É exposta a questão da soberania dos Estados e como ela é ameaçada pela entrada das EMNs. Também explica-se o conceito de Vantagens Específicas de Localidade e de Propriedade, e o efeito da liberalização sobre esses dois fatores. Adiante, aborda-se os mercados de alumínio mundial e brasileiro, respectivamente. O período analisado corresponde à década de 90, pois foi quando os projetos da Vale atingiram plena capacidade de operação em conjunto. Dentro desta análise, fazemos considerações sobre custos, comércio e preço. Por último, é um estudo feito sobre as quatro mais importantes Joint Ventures da Vale no setor de alumínio, dando uma atenção especial ao caso da Albrás/Alunorte, pela grandiosidade do projeto. Neste capítulo faz-se, também, uma entrevista com o ex- presidente da DoceGeo, Cenibra, Albrás e Alunorte, Romeu do Nascimento Teixeira, que descreve fatos importantes e curiosidades dos projetos analisados. Entre os principais resultados, obteve-se a confirmação do Brasil entre as principais potências na cadeia produtiva mundial de alumínio. Constatou-se que as Joint-Ventures firmadas pela Vale foram bem-sucedidas na missão de colocar a Vale no topo do mercado de alumínio brasileiro. Os japoneses, principais sócios da Vale no alumínio, agregaram tanto capital financeira quanto tecnologia à essas Joint-Ventures. Ademais, viu-se que a atuação do Governo brasileiro como promotor e incentivador dessas Joint-Ventures foi decisiva para que elas saissem do papel e dessem tão certo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INDUSTRIALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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