Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5175
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise de Estruturas Rúpteis Associadas a Derfomações Neotectônicas na Região Centro-Norte do Estado do Espírito Santo
Autor(es)/Inventor(es): Miranda, Diogo Justa de
Orientador: Mello, Claudio Limeira
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar conjuntos de estruturas rúpteis em depósitos sedimentares cenozóicos na porção emersa da bacia do Espírito Santo, na região centro-norte do Estado do Espírito Santo. Busca-se uma correlação entre eventos neotectônicos e os principais padrões de lineamentos estruturais na região, como forma de contribuir para a compreensão da evolução tectônica cenozóica da margem continental. O arcabouço estrutural da área de estudo é condicionado por um importante conjunto de estruturas de orientação NNW-SSE a NW-SE, de idade proterozóica, correspondente ao Lineamento Vitória-Ecoporanga ou Faixa Colatina. A partir de modelo digital de elevação, foram confeccionados um mapa de lineamentos e um mapa hipsométrico, ambos em escala 1:250.000, como auxílio para a identificação das principais linhas de fraqueza estrutural. Estes mapas orientaram a coleta de dados de estruturas rúpteis (juntas e falhas) afetando os depósitos cenozóicos, priorizando-se, nesta etapa, a coleta de pares falhas/estrias. Os dados estruturais foram classificados quanto ao tipo e orientação das estruturas e unidades estratigráficas afetadas, para a análise dos campos de paleotensões segundo o método dos diedros retos. O principal padrão reconhecido de estruturas tectônicas corresponde a falhas normais, por vezes apresentando componente dextral, com direção preferencial NW-SE a WNW-ESE, afetando depósitos das formações Rio Doce (Eoceno-Mioceno) e Barreiras (Mioceno-Plioceno), e sedimentos supostamente pleistocênicos. Indicam distensão máxima de orientação NE-SW, compatível com evento de transcorrência dextral E-W, de idade pleistocênica. Conjuntos proeminentes de juntas com orientação NW-SE a NNW-SSE afetando as unidades terciárias foram correlacionados ao mesmo evento tectônico. Estas principais estruturas neotectônicas foram interpretadas como fraturas do tipo T de Riedel, em relação a este evento de deformação neotectônica.
Palavras-chave: Tectônica rúptil
Neotectônica
Bacia do Espírito Santo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Departamento: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mar-2007
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/5175
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MIRANDA, D.J.pdf3,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.