Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5193
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise faciológica da Formação Piauí e da porção basal da Formação Pedra de Fogo (Bacia do Parnaíba) no testemunho de sondagem do poço 1-UN-09-PI
Autor(es)/Inventor(es): Ferreira, Marina Abelha
Orientador: Almeida, Leonardo Fonseca Borghi de
Resumo: O presente estudo tem como objetivo a análise detalhada de fácies do intervalo que compreende a Formação Piauí (Permo-Carbonífero) e a porção basal da Formação Pedra de Fogo (Permiano), na bacia do Parnaíba, em um testemunho de sondagem. O estudo baseia-se na descrição de 250 m do testemunho de sondagem de um poço (1-UN-09-PI) do projeto “Carvão da Bacia do Parnaíba” (DNPM/CPRM), na borda leste da bacia. Como resultados foram reconhecidas 13 fácies sedimentares (litofácies), que, por sua vez, foram agrupadas em 6 sucessões de fácies, com as quais se alcançaram interpretações paleoambientais para o intervalo estudado. Sugerem-se aqui, para a base da Formação Piauí, um paleoambiente continental, composto essencialmente por depósitos fluviais (SF2), sobrepostos a depósitos de tempestade (SF1), e alternados a depósitos lacustres (SF3) e eólicos (SF4); e um paleoambiente costeiro carbonático árido (sabkha costeiro) (SF6), sujeito a ingressões marinhas (SF5) para seu topo, bem como para a base da Formação Pedra de Fogo.
Palavras-chave: Formação Piauí
Formação Pedra de Fogo
Bacia do Parnaíba
Permo-Carbonífero
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Departamento: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Fev-2008
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/5193
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERREIRA, M.A.pdf9,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.