Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5197
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O Papel das Transferências Governamentais no Recente Processo de Queda da Desigualdade de Renda no Brasil (2001- 2007)
Autor(es)/Inventor(es): Espirito Santo, Luciana Cordeiro
Orientador: Saboia, Joao Luiz Maurity
Resumo: Com o objetivo de compreender o papel das transferências públicas de renda na recente queda dos índices de desigualdade verificada no Brasil, a presente monografia explica o processo de fragmentação das políticas públicas que tem sido verificado no mundo todo nas últimas décadas. Compreendido o atual cenário da América Latina, procura-se analisar a experiência e primazia brasileira nesse processo, uma vez que percebe-se nos últimos anos o aumento do número de programas sociais de transferência de renda. Nesse quadro, analisa-se ainda a importância desse tipo de política vis-à-vis outros potenciais determinantes da melhoria da distribuição de renda. Ainda, nesse trabalho, são analisados os dados da PNAD 2007 a fim verificar-se se a tendência de queda apresentada desde 2001, permanece. Por fim, é realizada a simulação de uma realidade distributiva na qual não existe essa parcela da renda proveniente das transferências e são discutidos prós e contras à adoção desse tipo de política.
Palavras-chave: Desigualdade de renda - Brasil
Programas sociais
Políticas públicas
Mercado de trabalho
Transferência de renda - Brasil
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Departamento: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mar-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/5197
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LCESanto.pdf767,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.