Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5199
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Caracterização sedimentológica de folhelhos do Devoniano da Bacia do Paraná (Formação Ponta Grossa) e da sua efetividade em sistemas petrolíferos
Autor(es)/Inventor(es): Huguenin, Ana Paula Costa
Orientador: Almeida, Leonardo Fonseca Borghi de
Resumo: O presente estudo busca caracterizar sedimentologicamente os folhelhos da Formação Ponta Grossa do Devoniano da bacia do Paraná, baseando-se na identificação de microfácies, com o fim de avaliar a qualidade selante destas rochas em sistemas petrolíferos. Foram analisadas 17 lâminas delgadas (7 localizadas na borda Noroeste, região da Chapada dos Guimarães, e 10 na borda Leste, região de Vila Velha), com base, principalmente, na textura (proporção argila:silte:areia) e organização sedimentar/microestruturas/orientação das micas. Como resultado foram reconhecidas 9 microfácies, sendo uma síltica arenosa (Sa), quatro sílticas argilosas (Sbf, Sm, Sch e Sma) e quatro sílticas (Smc, Slo, Sob e Ss). A distribuição granulométrica revelou alto teor de silte nestas amostras, com média de 77,6% para as amostras da região de Vila Velha e 56,4% para as da Chapada, apontando para uma má qualidade destas rochas como selante; porém, salienta-se a possibilidade de virem a constituir gas shale em potencial.
Palavras-chave: Formação Ponta Grossa
Rocha selante
Microfácies
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Departamento: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Nov-2008
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/5199
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HUGUENIN, A.P.C.pdf4,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.