Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5212
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Jornalismo literário: história e experiências contemporâneas nos Estados Unidos e no Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Costa, Lívia Cunto Salles da
Orientador: Costa, Cristiane Henriques
Resumo: Reflexão a respeito da prática do Jornalismo Literário no panorama midiático contemporâneo. Esse estilo de reportagem se apropria de técnicas literárias de escrita sem sacrificar o “pacto com o real” característico do domínio jornalístico. Partimos da premissa de que há, nos Estados Unidos e no Brasil, um movimento de renovado interesse pela produção de reportagens jornalísticas narrativas com voz autoral, em função da crise de credibilidade do modelo “objetivo”. Empreendendo uma análise sobre a história da imprensa nos Estados Unidos, atentamos para o conjunto de transformações que levaram ao questionamento do imperativo do texto impessoal e exploramos as características do movimento New Journalism, mundialmente conhecido pela proposta literária. No cenário de mídia brasileiro, buscamos entender as diferenças entre o Jornalismo Literário contemporâneo e experiências históricas de reportagem que mesclaram jornalismo e literatura. Analisamos, por fim, o potencial do Jornalismo Literário como ferramenta de renovação do jornalismo impresso em sua transição para o digital.
Palavras-chave: Jornalismo literário
Meios de comunicação
Linguagem jornalística
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Jul-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: COSTA, Lívia Cunto Salles da. Jornalismo literário: história e experiências contemporâneas nos Estados Unidos e no Brasil. 2015. 123 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
URI: http://hdl.handle.net/11422/5212
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LCosta.pdf766,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.