Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5214
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O futebol-arte e a crônica como espaço de sua afirmação
Autor(es)/Inventor(es): Ribeiro, Gonçalo Luiz
Orientador: Fragozo, Fernando Antonio Soares
Resumo: Demonstra como o futebol possui diversos possíveis entendimentos. A priori, é um jogo, com todas as características da atividade lúdica. Mas também está presente no cotidiano como negócio, meio de ascensão social, luta pela eternidade através dos feitos logrados em campo e como elemento de criação de identidades culturais. Mas não só. O futebol também apresenta semelhanças intensas com o culto, a festa e a arte. Não à toa, o estilo brasileiro de jogar passou a ser chamado de futebol-arte. Nesse contexto, o que se propõe é a inclusão do futebol no campo artístico, pelas suas características de beleza e pelo fenômeno de catarse que propicia, com base nas teorias de Gadamer e Aristóteles. Ressalta-se, ainda, a crônica de futebol, possuidora de elementos característicos tanto do jogo como da arte, a exemplo do futebol, como possibilidade estética do jogo, narrando e preservando o futebol-arte, base da arte no futebol, através de sua linguagem, ao mesmo tempo, literária e jornalística, moldando uma memória coletiva acerca do jogo que se atualiza na sua transmissão, de geração em geração, mantendo viva a prática do futebol-arte.
Palavras-chave: Futebol
Identidade cultural
Artes plásticas
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 1-Jun-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: RIBEIRO, Gonçalo Luiz. O futebol-arte e a crônica como espaço de sua afirmação. 2015. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
URI: http://hdl.handle.net/11422/5214
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GRibeiro.pdf758,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.