Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/5227
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGentil, Denise Lobato-
dc.contributor.authorCláudia Glasiele do Valle, Benevides-
dc.date.accessioned2018-10-01T20:05:33Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:05Z-
dc.date.issued2009-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/5227-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAjuste Fiscalpt_BR
dc.subjectEstabilidade de preçospt_BR
dc.subjectPolítica monetáriapt_BR
dc.subjectTaxa de jurospt_BR
dc.subjectInflaçãopt_BR
dc.subjectIndicadores sociaispt_BR
dc.titleA política de ajuste fiscal no Brasil e suas consequências sociais entre os anos 2003 e 2008pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0387123116623256pt_BR
dc.description.resumoDesde a década de 1990, o governo brasileiro tem como principal objetivo de política monetária a estabilidade dos preços, e, para isso, vem mantendo em altos patamares a taxa de juros básica da economia. O presente trabalho procurou mostrar que essa política de juros altos tem sido custosa demais aos resultados obtidos, pois além de não alcançar suas metas em termos de inflação desejada na maioria dos anos a que se propôs, tem imposto um gasto financeiro demasiadamente elevado, além de conter o maior crescimento da economia e, por conseguinte, todos seus benefícios. Mostra-se, que apesar de uma melhora considerável em uma série de indicadores sociais nos últimos anos, tais indicadores ainda são muito preocupantes. Assim, é necessário que haja uma expansão e um aperfeiçoamento das políticas sociais, porém essa expansão vai de encontro com a política monetária do governo, que possui um gasto considerável com o pagamento de juros, necessitando de um ajuste fiscal nas demais áreas, visto que os gastos com juros são tidos como não-comprimíveis, e, dessa forma, comprometendo a expansão da proteção social. Assim, recursos que poderiam ser investidos em educação ou saúde, por exemplo, são direcionados ao orçamento fiscal, podendo ser utilizado para dar suporte aos gastos financeiros do governo. Nesse sentido, a luta contra a pobreza ficaria em segundo plano, na medida em que para contrabalançar os altos gastos envolvidos com o combate à inflação temos uma política fiscal que limita os avanços da política social. Em vista disso, o trabalho ainda mostra que a política universalista dá lugar a uma política mais focada, e mais barata, condizente com o ajuste necessário nas contas públicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CGVBenevides.pdf23.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.