Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5243
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Caracterização estratigráfica e qualidade de reservatório do Arenito Furnas (eodevoniano, bacia do Paraná) na região do cânion do Guartelá (PR)
Autor(es)/Inventor(es): Carneiro, Gabriel Pinheiro
Orientador: Almeida, Leonardo Fonseca Borghi de
Resumo: Este estudo procura analisar estratigraficamente e correlacionar a sucessão sedimentar de 200 metros de espessura do Arenito Furnas aflorante no cânion do Guartelá (rio Iapó, PR), analisada por Lobato e Borghi (2005) em termos faciológicos e estratigráficos de alta resolução, com poços de sondagem (subsuperfície), através de perfis geofísicos de raios-gama. A correlação rocha-perfil no cânion do Guartelá inicialmente proposta por Carneiro (2006) é discutida em função de análises petrográficas e mineralógicas (minerais pesados) de 18 amostras ao longo da sucessão do cânion, aqui apresentadas, com as quais se buscou melhor compreender a resposta petrofísica (radioativa) do Arenito Furnas. Paralelamente, buscou-se analisar petrograficamente a qualidades dos arenitos do ponto de vista de reservatórios petrolíferos (microescala), mais particularmente da sua evolução diagenética. Para a identificação dos argilominerais presentes nesses arenitos são realizadas análises de DRX. Assim, com a correlação proposta, confrontada ainda com outras correlações da literatura, somada às informações de qualidade de reservatórios e do estudo estratigráfico de sequências, espera-se contribuir para o fomento exploratório da Bacia do Paraná e para o detalhamento estratigráfico da Formação Furnas.
Palavras-chave: Formação Furnas
Reservatório de petróleo
Caracterização estratigráfica
Correlação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Departamento: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Fev-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/5243
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARNEIRO, G.P.pdf5,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.