Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5246
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Gearquitetura deposicional e correlação estratigráfica de corpos de arenito da Formação Pimenteira (Devoniano) na borda leste da bacia do Parnaíba
Autor(es)/Inventor(es): Denck, Thiago
Orientador: Almeida, Leonardo Fonseca Borghi de
Coorientador: Young, Charles G. K.
Resumo: O estudo tem como objetivos a análise gearquitetural de corpos isolados de arenito da Formação Pimenteira em afloramentos na borda Leste da bacia do Parnaíba, através da caracterização de fácies e suas sucessões segundo escala e geometria estratal, e sua inserção em um contexto estratigráfico, pela correlação com sequências deposicionais propostas em estudos anteriores em poços de sondagem efetuados na área. Foram caracterizadas 7 litofácies, organizadas em 7 sucessões de fácies (SF1 a SF7), dentre as quais três delas (SF1, SF2 e SF3) foram organizadas em quatro elementos gearquiteturais, devido à sua ocorrência em afloramentos com boas exposições. Os elementos gearquiteturais/sucessões de fácies identificados representam essencialmente sedimentação em paleoambiente marinho raso dominado por ondas e correntes de tempestades, ora em porções mais distais (AVA-c/SF4), ora mais proximais (AVA-a, AVA-b/CAN), com influência deltaica (SF5 e SF6) e de marés (SF7), em uma bacia marinha de interior cratônico do tipo rampa. As superfícies limitantes dos elementos gearquiteturais são correlacionáveis a superfícies estratigráficas regressivas, transgressivas e de inundação. Seu empilhamento, gerado por flutuações do nível do mar de magnitudes variadas (4ª/5ª e 6ª/7ª ordens), pode ser correlacionado aos tratos de sistemas das sequências deposicionais de 4ª/5ª ordem da literatura.
Palavras-chave: Formação Pimenteira
Gearquitetura deposicional
Tempestitos
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Departamento: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jan-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/5246
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DENCK, T.pdf3,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.