Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5248
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise de eletrofácies e correlação estratigráfica do campaniano (cretáceo superior) na parte central da bacia de Santos
Autor(es)/Inventor(es): Fernandes, Rafael Pimentel
Orientador: Almeida, Leonardo Fonseca Borghi de
Coorientador: Young, Charles George K.
Coorientador: Soares, José Agnelo
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo correlacionar um intervalo do campaniano superior em três poços localizados na parte central da bacia de Santos através de análises faciológicas com base em perfis elétricos (modelagem de eletrofácies) e com o auxílio de uma linha sísmica. Para a modelagem de eletrofácies, foram utilizados dados de três perfis geofísicos (raio gama, resistividade e sônico), que cobriam, ao mesmo tempo nos três poços, o intervalo selecionado. Este intervalo se dá a partir da profundidade de 3080 m até a profundidade final de cada um dos poços (4415 m no 1-BSS-74, 3080 m no 1-BSS-75 e 5175 m no 1-BSS-83). Foram caracterizadas 5 eletrofácies para cada um dos poços e, a partir delas, colunas de eletrofácies foram geradas. Essas colunas possibilitaram a delimitação de 7 eletrossequências, tendo como base os princípios da Estratigrafia de Sequências e que, por sua vez, serviram de base para a correlação entre os poços. A linha sísmica possibilitou a visualização da distribuição dos eletro-horizontes que limitam estas eletrossequências no espaço e serviu como um apoio à melhor compreensão dos eventos ocorridos no campaniano superior da bacia, confirmando, ao mesmo tempo, a eficácia do método da modelagem de eletrofácies.
Palavras-chave: Bacia de Santos
Campaniano
Modelagem de Eletrofácies
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Departamento: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/5248
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERNANDES, R.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.