Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5285
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Ativos biológicos nas companhias abertas no Brasil: um estudo sobre a conformidade com o CPC 29 entre 2013 e 2016
Autor(es)/Inventor(es): Batista Filho, Ricardo Calderaro
Orientador: Vianna, Dilo Sérgio de Carvalho
Resumo: Nos últimos anos, as tendências internacionais de convergência das normas contábeis trouxeram para o cenário da Contabilidade as recomendações do IASB, culminando na criação do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, órgão nacional que visa uniformizar as demonstrações contábeis das empresas nacionais, orientando-as e direcionando-as neste sentido por meio de suas recomendações. As entidades que desejam entregar aos seus stakeholders informações contábeis úteis, relevantes e comparáveis devem procurar se adequar a estes novos modelos. Esse estudo comparou as demonstrações contábeis de empresas de capital aberto que declararam possuir ativos biológicos e analisou o nível de conformidade desses documentos com as recomendações do CPC 29, comparando seus resultados referentes aos anos de 2013 e 2016. Esta é uma pesquisa descritiva e documental. Como procedimento de coleta de dados, optou-se pela elaboração de checklists, um para cada ano da análise, por meio dos quais foram examinadas as demonstrações contábeis da amostra, buscando verificar a conformidade ou não de determinados aspectos propostos pelo CPC 29. A pesquisa concluiu que o nível de conformidade geral dessas demonstrações se elevou de, aproximadamente, 75% para 78% de 2013 para 2016. Esse número parece indicar que tais entidades estão mais atentas e interessadas em alinhar suas demonstrações contábeis às recomendações do CPC 29.
Palavras-chave: Comitê de Pronunciamentos Contábeis
Demonstrações contábeis
Empresas de capital aberto
Ativos biológicos
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/5285
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RCBatistaFilho.pdf213,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.