Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5328
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Bioestratigrafia baseada em Foraminíferos Planctônicos e dinâmica deposicional na borda sudoeste do complexo de Lobos Almirante Câmara (Quaternário final da bacia de campos)
Autor(es)/Inventor(es): Araújo, Fernanda Silva de
Orientador: Rios Netto, Aristóteles de Moraes
Coorientador: Abreu, Carlos Jorge de
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal ampliar o conhecimento da evolução sedimentar quaternária na área do complexo de lobos Almirante Câmara (Bacia de Campos), através da análise bioestratigrafica de 50 amostras provenientes de três testemunhos a pistão perfurados (LAC-02, LAC-09 e LAC-16) no Complexo de Lobos Almirante Câmara. Foram reconhecidas a Biozona Z (Holoceno) e a Biozona Y/Subzona Y1 (Pleistoceno final). Nos testemunhos LAC-02 e LAC-16, um intervalo arenoso foi considerado como um conjunto de pequenos pacotes gerados por fluxos gravitacionais. As análises bioestratigráficas indicam que a origem desse intervalo arenoso é possivelmente associada ao último máximo glacial (UMG, 16 – 24 ka A.P.), embora a resolução destas análises não tenha permitido assegurar a correlação cronoestratigráfica direta de cada um dos pacotes que o compõem. O estudo do testemunho LAC-09, composto inteiramente por sedimentos pelágicos, indicou que o sítio onde foi coletado encontra-se fora da área de influência da rede de canais que vem construindo o lobo mais superior, o qual gera a morfologia do fundo oceânico na área estuda. Os resultados do presente estudo sugerem que os sedimentos presentes nos três testemunhos podem representar uma delgada camada que recobriria todo o complexo de lobos.
Palavras-chave: Foraminíferos planctônicos
Quaternário
Bioestratigrafia
Evolução sedimentar
Complexo de Lobos Almirante Câmara
Bacia de Campos
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Departamento: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jun-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/5328
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARAÚJO, F.S.pdf1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.