Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/5331
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, Paulo Cesar Lopes-
dc.contributor.authorPinto, Thiago Arêas de Sousa-
dc.date.accessioned2018-10-11T13:59:37Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:12Z-
dc.date.issued2010-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/5331-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectClubes de futebolpt_BR
dc.subjectTorcedorpt_BR
dc.subjectFontes de receitaspt_BR
dc.subjectMarketing esportivopt_BR
dc.titleFontes alternativas de receitas para os clubes de futebol brasileiros: como aproveitar a paixão do torcedor para aumentar e diversificar as receitaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1502043071137275pt_BR
dc.description.resumoEssa monografia busca apresentar criticamente as principais fontes de receita dos clubes brasileiros, principalmente aquelas provenientes da relação do clube com o seu torcedor. Foi realizada uma extensa pesquisa bibliográfica para buscar informações sobre as finanças dos clubes e verificar se a relação com o torcedor está sendo bem aproveitada por aqueles para gerar resultados financeiros. Em alguns casos foi necessário utilizar dados de clubes europeus como modelo. A pesquisa concluiu que, apesar de haver uma evolução ano a ano, ainda existem muitas oportunidades de melhoria.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
210ThiagoPintoFim.pdf544.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.