Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5338
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise Faciológica e petrográfica da Formação Poti (Mississipiano, Bacia do Parnaíba) em testemunhos de sondagem
Autor(es)/Inventor(es): Dutra, Valério Picorelli Ladeira
Orientador: Almeida, Leonardo Fonseca Borghi de
Resumo: O presente estudo tem como objetivo a análise detalhada de fácies do intervalo que compreende a Formação Poti (Mississipiano), em testemunhos de sondagem na bacia do Parnaíba, com a finalidade de contribuir para estudos estratigráficos de alta resolução do intervalo, bem como os de caracterização geológica de reservatórios desde micro- até megaescala. O estudo se baseou na descrição de 238,85 m dos testemunhos de sondagem dos poços 1-UN-04-PI e 1-UN-27-PI do projeto “Carvão da Bacia do Parnaíba” (DNPM/CPRM). Foram reconhecidas quatorze fácies sedimentares (litofácies), as quais foram agrupadas em 6 sucessões de fácies, a partir das quais foram interpretados os paleoambientes frente deltaica dominada por ondas distal/antepraia distal, frente deltaica dominada por ondas mediana/antepraia proximal, frente deltaica dominada por ondas proximal/praia, pró-delta dominado por rio, fluvial entrelaçado e leque aluvial. Foram identificados os ambientes continentais como predominantes no poço 1-UN-27-PI, mais a SW na bacia, e um predomínio de ambientes deltaicos a marinhos no poço 1-UN-04-PI, mais a NE na bacia. Com a análise e interpretação dos dados, pode-se supor que a fonte sedimentar apresentava-se a W-SW na bacia, coincidindo com o lineamento Transbrasiliano, que provavelmente controlava a deposição no Carbonífero. A análise petrográfica identificou as fácies com melhor potencial reservatório no poço 1-UN-27-PI, com porosidades intergranular (principal) e intragranular visuais de até 21,6%. Os melhores potenciais reservatórios do poço 1-UN-04-PI apresentam porosidade visual de até 18,9%.
Palavras-chave: Formação Poti
Bacia do Parnaíba
Reservatórios
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Departamento: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/5338
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DUTRA, V.P.L.pdf21,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.