Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5347
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise Faciológica de Depósitos Cenozoicos (Formação Barreiras/Formação Macacu) na Região dos Lagos, entre Maricá e Saquarema (Rio de Janeiro)
Autor(es)/Inventor(es): Walter, Pedro Henrique
Orientador: Mello, Claudio Limeira
Resumo: O objetivo do presente estudo é realizar uma análise faciológica detalhada de depósitos cenozóicos associados a um relevo de colinas suaves na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro, entre Maricá e Saquarema, buscando a interpretação paleoambiental e discutir sua inserção no contexto tectonossedimentar regional. O desenvolvimento deste trabalho consistiu na descrição detalhada de 7 (sete) afloramentos selecionados como mais representativos, efetuando a caracterização das fácies sedimentares através de perfis sedimentológicos e interpretação de fotomosaicos. Paralelamente aos trabalhos de campo, foram realizadas atividades de geoprocessamento usando o software ArcGis 9.2, com a confecção de mapa hipsométrico, na escala 1:250.000, a partir de um modelo digital de elevação com resolução espacial de, aproximadamente, 90 metros, com dados da missão SRTM/NASA, com o objetivo de verificar a relação da topografia/geomorfologia da área de estudo com a distribuição dos depósitos sedimentares. Como resultado, foram descritas quatro fácies rudíticas (Cmm, Ccm, Cch e Cca), três fácies areníticas (ALm, Am e Ah) e uma fácies lutítica (Lm), que se organizam em duas associações de fácies: associação Cmm/ALm(Am,Ah)/Lm, indicando a atuação predominante de fluxos de detritos em porções proximais de leques aluviais; e associação Ccm/Cch(Cca)/Am(Ah), relacionada a fluxos trativos em ambiente fluvial entrelaçado proximal dominado por cascalhos. A Associação de Fácies Cmm/ALm(Am,Ah)/Lm é litologicamente similar a depósitos atribuídos à Formação Barreiras na região de Búzios (Morais, 2001, Dissertação de Mestrado, UFRJ) e também à associação de fácies de leque aluvial com lobos de fluxos de detritos/corridas de lama e de fluxos em lençol descrita para a Formação Macacu (Ferrari, 2001, Tese de Doutorado, USP). Os depósitos da Associação de Fácies Cch(Cca)/Ccm/Am(Ah) são similares a sucessões sedimentares descritas por Morais (2001) na região de Maricá a Búzios. As duas associações de fácies identificadas apresentam distribuição geográfica bastante relacionada com a geomorfologia da área. A Associação de Fácies Cmm/ALm(Am,Ah)/Lm é encontrada no sopé das escarpas serranas, enquanto a Associação de Fácies Cch(Cca)/Ccm/Am(Ah) distribui-se no relevo de colinas no entorno das lagunas de Maricá, Jaconé e Saquarema. A distribuição dos depósitos de leques aluviais no sopé de escarpas com orientação NE-SW é interpretada como evidência para uma possível relação com o preenchimento de depressões com bordas tectonicamente ativas, no contexto da evolução dos grábens da Guanabara e de Barra de São João. A correlação dos depósitos estudados com a Formação Macacu ou a sua inclusão na Formação Barreiras deve envolver investigações mais detalhadas do quadro tectônico e a obtenção de dados geocronológicos.
Palavras-chave: Cenozoico
Fácies sedimentares
Região dos Lagos (Rio de Janeiro)
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Departamento: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/5347
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WALTER, P.H.pdf4,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.