Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5362
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Controles deposicionais e diagenéticos sobre a qualidade de reservatórios dos arenitos das formações Tremembé e Resende, Bacia de Taubaté
Autor(es)/Inventor(es): Gomes, Allan Silva
Orientador: Almeida, Leonardo Fonseca Borghi de
Coorientador: Santos, Julice Ferreira
Resumo: A Bacia de Taubaté, localizada na porção leste do Estado de São Paulo, é uma importante feição tectônica que em conjunto com outras bacias tafrogênicas, integra o Rift Continental do Sudeste Brasileiro. Estudos sedimentológicos e estratigráficos nas últimas décadas reconheceram que essa bacia é exclusivamente continental, essencialmente constituída por depósitos de leques aluviais associados a ambientes fluviais e depósitos lacustres. A partir de um testemunho perfurado próximo à borda norte dessa bacia, arenitos das formações Tremembé e Resende foram estudados com o intuito de reconhecer o potencial dessas rochas como possíveis reservatórios de fluidos. A caracterização petrográfica de 65 lâminas delgadas permitiu o reconhecimento das principais feições texturais, composicionais e diagenéticas desses arenitos. Em conjunto com essa etapa, análises ao MEV e ao DRX possibilitaram a identificação de constituintes típicos de processos eo- e mesodiagenéticos, a saber: cutículas de esmectita, leve compactação mecânica, possível formação de pseudomatriz, cimentação por óxidos/hidróxidos de ferro, dissolução de grãos detríticos, formação de porosidade secundária, autigênese de argilominerais, ilitização das esmectitas e sobrecrescimento de silicatos. Visto que os aspectos texturais e a presença de argilominerais são os principais impactantes no sistema permo-poroso dos arenitos, pode-se estabelecer seis petrofácies de reservatório, essenciais para prever a qualidade das rochas durante a etapa exploratória. A correlação dessas petrofácies com perfis geofísicos permitiu reconhecer que a Formação Resende apresenta os melhores reservatórios, pois possui maior abundância de arenitos limpos e maior espessura dos pacotes arenosos.
Palavras-chave: Diagênese
Caracterização de reservatórios
Bacia de Taubaté
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Departamento: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Set-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/5362
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GOMES, A.S.pdf3,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.