Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/536
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O livro por demanda e a cultura teuto-brasileira em Petrópolis
Autor(es)/Inventor(es): Kreischer, Fernanda Boubee
Orientador: Feijó, Mário
Resumo: O livro por demanda caracteriza-se como um relevante nicho dentro da gama de produtos editoriais existentes atualmente no mercado brasileiro, compreendendo em sua definição tanto os livros didáticos, expressivos nas vendagens nacionais, quanto os livros de arte, cuja elaboração prevê critérios estéticos e de pesquisa acentuados. Este trabalho tem o objetivo de apresentar a viabilidade da execução de produtos editoriais voltados para a temática da colonização germânica em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Para tanto, serão descortinados os principais aspectos da fixação deste contingente populacional na referida localidade no ano de 1845 e os desdobramentos que se sucederam a partir de então. Problematizar-se-á também a formulação da identidade étnica teuto-brasileira, o processo de aculturação dos alemães no Brasil e as atuais configurações identitárias apresentadas pelos descendentes dos colonos germânicos, expressas através dos movimentos de preservação e resgate das tradições teutas, dentro dos quais se poderia inserir a produção de livros por demanda.
Palavras-chave: Livro
Colonização
Identidade cultural
Alemães
Petrópolis (RJ)
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 4-Dez-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: KREISCHER, Fernanda Boubee. O livro por demanda e a cultura teuto-brasileira em Petrópolis. 2014. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação, Habilitação em Produção Editorial) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2014
Aparece nas coleções:Comunicação - Produção editorial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FKreischer.pdf948.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.