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http://hdl.handle.net/11422/541
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Bastos, Maria Teresa Ferreira | - |
dc.contributor.author | Arroniz, Leonardo | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:16:58Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:38Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-05 | - |
dc.identifier.citation | ARRONIZ, Leonardo. Uma arte de fronteira: o fenômeno editorial “tarô” como linguagem estética. 2014. 107 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/541 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tarô | pt_BR |
dc.subject | Literatura esotérica | pt_BR |
dc.subject | Linguagem estética | pt_BR |
dc.title | Uma arte de fronteira: o fenômeno editorial "tarô" como linguagem estética | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8226265096151988 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Strozenberg, Ilana | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0352176322106482 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Resende, Andréia | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7027082295975399 | pt_BR |
dc.description.resumo | Os baralhos de tarô vêm apresentando, sobretudo nas últimas três décadas, um exponencial aumento de edições comercializadas mundialmente e publicadas em uma pluralidade de estilos, temáticas e simbologias. Diante desse cenário heterogêneo, o presente trabalho objetiva compreender essa diversidade artística e mercadológica contemporânea, que legitima e estimula a criação de versões aparentemente díspares sob uma mesma identidade editorial: tarô. Primeiramente, busca-se na evolução histórica desse conjunto de cartas as suas mutações iconográficas e subjetivas, e, em seguida, com base no seu atual posicionamento arquetípico e na sua estrutura formal, os fundamentos para a adaptabilidade de seu imaginário. Finalmente, procura-se situar esse produto no seu principal segmento de consumo: o mercado esotérico, intimamente relacionado à mentalidade espiritual eclética da Nova Era. Assim, por meio dessa análise, propõe-se a percepção do tarô enquanto uma linguagem estética híbrida, inserida na fronteira entre o místico, o expressivo e o comunicacional. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Produção editorial |
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