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dc.contributor.advisorPfeiffer, Cláudia Ribeiro-
dc.contributor.authorAzevedo, Krishna Naira de Sousa-
dc.date.accessioned2018-10-19T17:52:03Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:24Z-
dc.date.issued2015-04-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/5433-
dc.description.abstractIt is not new that the capital interest is not focused to attend the needs of all citizens. Actually, it is concerned about its accumulation and reproduction, only. In this study, this logic will be demonstrated from two key concepts: The Urban Entrepreneurship and Empty Signifier. Based on these assessments, it will understand the conception of City-Company, which to exemplify its practice it will be shown two concepts in vogue, the Creative Cities and the Smart Cities. These themes have been a brand that carries with it the construction and reconstruction of the so-called city marketing worldwide, included in some Brazilian cities as an attempt to insert them in a competitive way, in global economic spaces. In the way, it is believed that will clarify the explicit and implicit interests of capital in its operations in the cities, the portions (social classes) of society who benefit and those harmed by this management model.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEspaço urbanopt_BR
dc.subjectCidadespt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectMercado imobiliáriopt_BR
dc.titleSignificantes vazios e cidades – empresa: a necessidade da marca para os lugarespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6623212418489460pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2793565698679169pt_BR
dc.description.resumoNão é novidade que o interesse do capital não está voltado para atender às necessidades de todos os citadinos, e sim para sua acumulação e reprodução. Neste estudo, esta lógica será demonstrada a partir de dois conceitos-chave: O de Empresariamento Urbano e Significante Vazio. A partir destas apreciações, embasa-se e entende-se a denominação Cidade - Empresa, da qual para demonstrar como se tenta traduzir e difundir essa lógica na sociedade, usar-se-à dois conceitos em voga, o de Cidades Criativas e o de Cidades Inteligentes. Estas nomenclaturas tem sido uma marca que carrega consigo a construção e reconstrução do que se convencionou chamar de city marketing no mundo todo, incluso em algumas cidades brasileiras, como tentativa de inseri-las, de forma competitiva, nos espaços econômicos globais. Deste modo, acredita-se que, ficarão claros os interesses explícitos e implícitos do capital em sua atuação nas cidades, as parcelas (classes sociais) da sociedade que se beneficiam e as que são prejudicadas com este modelo de gestão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAIS::ASPECTOS ECONOMICOS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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