Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/5451
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Simões, Soraya Silveira | - |
dc.contributor.author | Marchione, Allan Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-26T17:21:03Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:26Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-05 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/5451 | - |
dc.description.abstract | Monitor the process of transition from “informal – illegal” for its formalization public transportation system, from the edition, the municipal government, a measure of the modal reorganization, called STPL (Local Public Transportation System), solely for tax “vans” and “vans” circulating in Rio de Janeiro. It is intended, yet also assess their impact on mobility status of the city and the lives of its direct or indirect social actors and the representations considered to justify it, the amenities and services with it will be deleted and composing the scenario of the user population displacements of alternative transportation, as well as the conflicts engendered from its implementation. The research was empirical field region Governor's Island, where I conducted direct observation and interviews, and a survey and analysis of representations in the local news media. | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ilha do Governador (Rio de Janeiro, Brasil) | pt_BR |
dc.subject | Prefeitura | pt_BR |
dc.subject | Infraestrutura de transportes | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.title | A formalização do informal: o transporte alternativo de kombis e vans na Ilha do Governador | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9345090617887821 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4280317535938008 | pt_BR |
dc.description.resumo | Acompanha o processo de transição do sistema de transporte coletivo “informal-clandestino” para a sua formalização, a partir da edição, pela prefeitura municipal, de uma medida de reorganização do modal, o chamado STPL (Sistema de Transporte Público Local), imposto única e exclusivamente para “kombis” e “vans” que circulam no Rio de Janeiro. Pretende-se, ainda, avaliar também seus impactos nas condições de mobilidade da cidade e na vida de seus atores sociais diretos e indiretos, as representações consideradas para justificá-la, as comodidades e os serviços que, com ela, serão suprimidos e que compunham o cenário dos deslocamentos da população usuária do transporte alternativo, assim como os conflitos engendrados a partir de sua implementação. A pesquisa teve como campo empírico a região da Ilha do Governador, onde, por meio da metodologia empregada, foi realizada a observação direta e entrevistas, além do levantamento e análise das representações nos meios informativos locais. Tendo em vista que, no momento da realização desta pesquisa, a implantação do novo sistema ainda encontrava-se em andamento, os resultados alcançados representam, portanto, uma estimativa das pretensões deste estudo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAIS::TRANSPORTE E TRAFEGO URBANO E REGIONAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Política e Planejamento Urbano |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AGMarchione-min.pdf | 243.26 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.