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dc.contributor.advisorSimões, Soraya Silveira-
dc.contributor.authorMarchione, Allan Gomes-
dc.date.accessioned2018-10-26T17:21:03Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:26Z-
dc.date.issued2014-11-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/5451-
dc.description.abstractMonitor the process of transition from “informal – illegal” for its formalization public transportation system, from the edition, the municipal government, a measure of the modal reorganization, called STPL (Local Public Transportation System), solely for tax “vans” and “vans” circulating in Rio de Janeiro. It is intended, yet also assess their impact on mobility status of the city and the lives of its direct or indirect social actors and the representations considered to justify it, the amenities and services with it will be deleted and composing the scenario of the user population displacements of alternative transportation, as well as the conflicts engendered from its implementation. The research was empirical field region Governor's Island, where I conducted direct observation and interviews, and a survey and analysis of representations in the local news media.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIlha do Governador (Rio de Janeiro, Brasil)pt_BR
dc.subjectPrefeiturapt_BR
dc.subjectInfraestrutura de transportespt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.titleA formalização do informal: o transporte alternativo de kombis e vans na Ilha do Governadorpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9345090617887821pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4280317535938008pt_BR
dc.description.resumoAcompanha o processo de transição do sistema de transporte coletivo “informal-clandestino” para a sua formalização, a partir da edição, pela prefeitura municipal, de uma medida de reorganização do modal, o chamado STPL (Sistema de Transporte Público Local), imposto única e exclusivamente para “kombis” e “vans” que circulam no Rio de Janeiro. Pretende-se, ainda, avaliar também seus impactos nas condições de mobilidade da cidade e na vida de seus atores sociais diretos e indiretos, as representações consideradas para justificá-la, as comodidades e os serviços que, com ela, serão suprimidos e que compunham o cenário dos deslocamentos da população usuária do transporte alternativo, assim como os conflitos engendrados a partir de sua implementação. A pesquisa teve como campo empírico a região da Ilha do Governador, onde, por meio da metodologia empregada, foi realizada a observação direta e entrevistas, além do levantamento e análise das representações nos meios informativos locais. Tendo em vista que, no momento da realização desta pesquisa, a implantação do novo sistema ainda encontrava-se em andamento, os resultados alcançados representam, portanto, uma estimativa das pretensões deste estudo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAIS::TRANSPORTE E TRAFEGO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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