Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/546
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Maciel, Kátia Augusta | - |
dc.contributor.author | Braga, Natália Sampaio de Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-23T15:24:06Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:33Z | - |
dc.date.issued | 2016-03-08 | - |
dc.identifier.citation | BRAGA, Natália Sampaio de Carvalho. Criar para aprender: a produção de documentário na escola. 2016. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/546 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Produção audiovisual | pt_BR |
dc.subject | Documentário | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Produção cinematográfica | pt_BR |
dc.title | Criar para aprender: a produção de documentário na escola | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8100404916721779 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lins, Consuelo da Luz | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6656585766641643 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Gerheim, Fernando Souza | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6249323629229812 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este projeto visa contribuir com os estudos de articulação entre cinema e educação, promovendo uma análise da potência da inserção da produção de documentário em contexto escolar. Para tanto, trabalha a ideia de que a escola é estruturada enquanto um complexo sistema de normatização, que tende a afastar o aluno por não se reconhecer nas atividades desenvolvidas durante o processo de ensino-aprendizagem. Diante deste cenário, defende-se aqui a ideia de que é necessário pensar em alternativas que permitam uma transformação das relações escolares, valorizando a singularidade dos alunos, visando a formação de sujeitos críticos, criativos e dispostos a se engajar em uma compreensão do outro. Assim, propõe-se que a produção de documentário é um dos instrumentos com maior potencial para alcançar estes objetivos, permitindo aos estudantes reconhecerem-se em funções diversas, desenvolverem habilidades de relações em grupo, além de promover uma experiência prática de imersão em um encontro com a diferença que demanda uma responsabilidade ética. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Radialismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia completa - Natália Sampaio.pdf | 1.11 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.