Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5496
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Implementação do algoritmo Apriori usando GPU: um estudo de caso
Autor(es)/Inventor(es): Mandoju, Jorge Rama Krsna
Orientador: Bastos, Valeria Menezes
Resumo: O Apriori é um algoritmo de mineração para classificação de dados. Durante sua execução, realiza várias combinações entre os dados de modo a encontrar as relações mais frequentes. Porém, devido à capacidade de processamento em ambientes computacionais regulares, o seu desempenho é ruim quando é considerado um elevado número de informações para processar. Uma boa maneira de se aproximar da solução do problema com uma velocidade de processamento adequada é utilizando GPUs. Dessa forma, é possível obter um alto grau de paralelização, acelerando a execução do algoritmo. Entretanto, para a implementação do mesmo, o algoritmo foi modificado, para atender ao paradigma de programação CUDA e dessa forma, ser suportado pela arquitetura GPU. Este trabalho tem como objetivo avaliar o desempenho do algoritmo Apriori, utilizando a plataforma de computação paralela e modelo de programação CUDA, em uma placa de vídeo GeForce GTX 980 ti.
Palavras-chave: Mineração de dados
Algoritmos
CUDA
Computação gráfica
Benchmarking
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAO::ANALISE DE ALGORITMOS E COMPLEXIDADE DE COMPUTACAO
Departamento: Instituto de Matemática
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 25-Set-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/5496
Aparece nas coleções:Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Implementacao_do_algoritmo.pdf729,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.