Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/5504
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pfeiffer, Cláudia Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Vilas, Fabricio Henriques Caloiero | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-30T14:10:31Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:41Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-14 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/5504 | - |
dc.description.abstract | In Brazil, the first management councils arose before the sixties, but it is from the Constituent these channels multiply, materializing in many institutionalized spaces of mixed constitution and party. However, these spaces carry with contradictory possibilities - while that may be spaces of building a new political culture based on the consolidation of the public sphere, can also constitute spaces of legitimation of neoliberal reforms and political co-optation. Despite this brief review, we can not order carry out an assessment on the functioning of the councils and their aspects, since it is known that there are numerous studies on this topic. This paper intends to perform an analysis of the Program Development and Leadership Training, the Center for Environmental Education of Campos Basin - PETROBRAS / UO-RIO, linked to the environmental licensing process required by IBAMA. This program consists of an educational process of political and civic training. The analysis of this program is based on the assumption that only the creations of Management Councils are not sufficient for the construction of real participatory spaces generating social policies. You need to train people on issues such as citizenship, politics and democracy, to take these spaces. As a means to justify this hypothesis, we present the theoretical and empirical element that led to its formulation, content and methodology of the program and believes that advances in training leaders want. | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Conselho de administração | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Formação e capacitação de recursos humanos | pt_BR |
dc.subject | Petrobras | pt_BR |
dc.subject | Campos, Bacia de (RJ e ES) | pt_BR |
dc.title | A ineficiência das esferas públicas institucionalizadas e a importância de um programa de formação política e cidadã para a sociedade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.description.resumo | No Brasil, os primeiros Conselhos Gestores surgiram antes da década de sessenta, mas é a partir da Constituinte que esses canais se multiplicam, materializando-se em inúmeros espaços institucionalizados de constituição mista e partidária. Contudo, esses espaços carregam consigo possibilidades contraditórias - ao mesmo tempo em que podem ser espaços de construção de uma nova cultura política, a partir da consolidação da esfera pública, também podem constituir-se em espaços de legitimação das reformas de cunho neoliberal e cooptação política. Apesar deste breve comentário, não temos como fim realizar uma avaliação sobre o funcionamento dos conselhos e seus aspectos, pois é sabido que existem inúmeros trabalhos nesta temática. O presente trabalho pretende realizar uma análise do Programa de Desenvolvimento e Formação de Lideranças, do Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos – PETROBRAS/UO-RIO, vinculado ao processo de licenciamento ambiental exigido pelo IBAMA. Este programa consiste em um processo educacional de formação político-cidadã. A análise deste programa está fundamentada na hipótese de que somente as criações de Conselhos Gestores não são suficientes para a construção dos verdadeiros espaços participativos geradores de políticas sociais. É preciso à formação de pessoas em temas como a cidadania, política e democracia, para assumir esses espaços. Como meio de justificar essa hipótese, apresentam-se os elementos teóricos e empíricos que levaram a sua formulação, os conteúdos e a metodologia do Programa e o que considera avanços na formação de lideranças pretendida. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAIS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Política e Planejamento Urbano |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FHCVilas-min.pdf | 641.81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.