Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/551
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lissovsky, Mauricio | - |
dc.contributor.author | França, João Damasceno | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-23T17:12:47Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:33Z | - |
dc.date.issued | 2010-07-13 | - |
dc.identifier.citation | FRANÇA, João Damasceno. Enquanto a bola não rola: uma breve análse do futebol no cinema brasileiro. 2010. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação – Habilitação em Radialismo) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/551 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cinema brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Futebol | pt_BR |
dc.title | Por que a bola não rola? Um breve estudo sobre o futebol no cinema brasileiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8617902192670705 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Fernandes, Fatima Sobral | - |
dc.contributor.referee1 | Fragozo, Fernando Antonio Soares | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8778872217181908 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Cesar Augusto Baio | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4518113351466592 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Fernandes, Fátima Sobral | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6378629974313895 | pt_BR |
dc.description.resumo | Análise de cenas de futebol de dois filmes: Linha de Passe e O Segredo de Seus Olhos. A partir do pressuposto de que o espectador brasileiro não se sente satisfeito com os filmes nacionais que simulam futebol, foi analisado o filme Linha de Passe e comparado com a outra obra, argentina, que produziu uma sequência considera-se a ser mais convincente aos olhos do público brasileiro. Isso se deve à utilização de recursos tais como enquadramentos mais abertos, ambientação pelo uso do som e diálogo com a linguagem televisiva. Foi traçado ainda um apanhado histórico da presença do futebol no cinema brasileiro a título de contextualização. Ao fim das análises, surgiram questões referentes às intenções dos dois filmes analisados. Os estudos indicaram que muitas das opções estéticas dos diretores de ambas as obras são guiadas pelas suas tramas e desenvolvimento dramático dos filmes. Ainda assim, a percepção que serviu de ponto de partida para os estudos se confirmou. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Radialismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mono_pdf.pdf | 286.71 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.