Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5521
Tipo: Trabalho de conclusão de especialização
Título: Em tempos de pacificação, por que a guerra? Um estudo sobre a subjetivação do processo de pacificação no Vidigal
Autor(es)/Inventor(es): Ferreira, Vanessa Nolasco
Orientador: Simões, Soraya Silveira
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo estudar a subjetivação do processo de pacificação na favela do Vidigal, localizada na cidade do Rio de Janeiro. A partir de uma observação in situ foi possível constatar que tal período vem sendo cercado por resistências dos habitantes para com a Unidade de Polícia Pacificadora e vice-versa. Como aporte teórico foram usadas as obras de Michel Foucault e o texto “Por que a guerra?”, de Sigmund Freud, à guisa de entendimento da situação. Foi possível concluir que no quadro da Teoria das Pulsões e da Microfísica do Poder a população ali residente entende a pacificação como exercício de uma violência simbólica semelhante ao controle das facções criminosas atuantes anteriormente.
Resumo : The present work aims to study the subjectivity of pacification process at Vidigal’s slum, placed in Rio de Janeiro. From an in situ observation it was possible to find that the period referred has been crossed by resistance of the inhabitants towards de policy unity and from this organ towards the inhabitants. Were used as theoretical support the theories of Michel Foucault, and the text “Why the war?” written by Sigmund Freud in order to try to understand the situation. It was possible to conclude that according do Theory of Instincts an Microphysics of Power Vidigal’s population understand the pacicifation process as a symbolic violence similar to the control of drug dealers who used to dominate de slum earlier.
Palavras-chave: Pacificação
Segurança Pública
UPPs
Subjetivação
Favela do Vidigal (RJ)
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Programa: Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional
Departamento: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 28-Mai-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/5521
Aparece nas coleções:Política e Planejamento Urbano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VNFerreira-min.pdf242,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.