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dc.contributor.advisorPfeiffer, Cláudia Ribeiro-
dc.contributor.authorMartins, Gabriele Cardoso-
dc.date.accessioned2018-10-31T15:09:35Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:29Z-
dc.date.issued2012-03-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/5538-
dc.description.abstractAfter more than thirty years since the first conception of the project, the Metropolitan Ring Road and / or the Ring Road from Rio de Janeiro, ceased to be a more "flat drawer" and spent effectively, the order of practice. The Ring Road, which aims to unite the BR-101, in Itaboraí, the same road in Itaguaí, the port city, will extend for a shaft with more than 140 km, cutting directly eight municipalities of the metropolitan area. The completion and / or execution of this project provides, according to Secretary of Public Works of the State of Rio de Janeiro, promoting the economy of the towns involved and, consequently, "development" of the same, especially the cities of the Lowlands. Accordingly, the objectives of this study was to examine the extent to which the development proposals are expected and / or delineated on the basis of construction of the Metropolitan Ring Road are and / or has been, effectively, a new dynamic element and / or prospects for improved quality of life or even "development" for residents who are surrounding the project. Thus, the methodological choice was made by means of literature review, where the Master Plan of the Metropolitan Ring Road, figure as the main element of study.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArco Metropolitano (RJ)pt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectPopulações Ruraispt_BR
dc.subjectNova Iguaçu (RJ)pt_BR
dc.subjectAnel viário (RJ)pt_BR
dc.subjectPlano Diretorpt_BR
dc.titlePlano Diretor do Arco Metropolitano do Rio de Janeiro: uma análise das perspectivas de desenvolvimento para áreas rurais do município de Nova Iguaçupt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.description.resumoDepois de mais de trinta anos desde a concepção do primeiro projeto, o Arco Metropolitano e/ou o Anel Viário do Rio de Janeiro, deixou de ser mais um “plano de gaveta” e passou, efetivamente, a ordem da prática. O Anel Viário, que pretende unir a BR-101 Norte, em Itaboraí, à mesma estrada, em Itaguaí, no porto do município, se estenderá por um eixo com mais de 140 km, cortando, diretamente, oito municípios da região metropolitana. A realização e/ou efetivação de tal projeto prevê, de acordo com a Secretaria de Obras do Estado do Rio de Janeiro, a promoção da economia das localidades envolvidas e o, consequente, “desenvolvimento” das mesmas, em especial das cidades da Baixada Fluminense. Nesse sentido, o presente estudo objetiva-se em analisar em que medida as proposições de desenvolvimento esperados e/ou delineados em função da construção do Arco Metropolitano são e/ou tem sido, efetivamente, um elemento de novas dinâmicas e/ou perspectivas para a melhoria da qualidade de vida ou mesmo “desenvolvimento” para os moradores que estão no entorno do projeto. Assim, a escolha metodológica deu-se por meio da análise bibliográfica, onde o Plano Diretor do Arco Metropolitano, figura como principal elemento de estudo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Política e Planejamento Urbano

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