Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5569
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A demonstração do valor adicionado como instrumento de análise da geração e distribuição da riqueza: um estudo de caso da AMBEV
Autor(es)/Inventor(es): Leal, Lucas Amorim Bartoletti
Orientador: Vieira, Carlos
Resumo: Com o mercado cada vez mais em expansão, a concorrência entre as empresas cresce a cada dia, fazendo com que qualquer informação seja de extrema importância para os usuários que as utilizam para a tomada de decisões. A fim de aumentar os tipos de dados que podem ser obtidos dos demonstrativos contábeis, foi incluso, após a sanção da Lei nº 11.637/07, a obrigatoriedade por parte das companhias de capital aberto a elaboração da Demonstração do Valor Adicionado, responsável por evidenciar não apenas a maneira como ocorre a geração da riqueza de uma empresa, mas também como a mesma é distribuída entre os diversos agentes econômicos que contribuem para sua formação. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é contribuir para o entendimento sobre o assunto através da análise da DVA de uma das maiores companhias com sede em território nacional, a AMBEV, verificando a capacidade de produção e distribuição da riqueza entre seus stakeholders. Para tanto, foram analisados os dados da Demonstração do Valor Adicionado divulgados pela empresa no período de 2013 a 2017. A pesquisa é de caráter descritivo, com abordagem quantitativa e realizada por meio de um estudo de caso, onde utilizou-se da análise horizontal, vertical e de índices para alcançar os objetivos definidos. Por meio da análise dos dados, confirmou-se a expectativa de que a maior parte da riqueza agregada total é gerada pela companhia através de suas atividades operacionais e que o maior beneficiário da mesma é o governo.
Palavras-chave: Distribuição da riqueza
Demonstrativos contábeis
Demonstração do Valor Adicionado
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/5569
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LABLeal.pdf397,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.