Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5572
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Gafieira elite: um estudo de caso sobre a apropriação e ressignificação através do novo coletivo de festas
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Julia Meneses Rocha Pereira
Orientador: Herschmann, Micael Maiolino
Resumo: Analisa o cenário atual em que se encontra a Gafieira Elite. Em razão das mudanças no campo da dança de salão, o local que histórica e tradicionalmente é relacionado à prática da dança de salão teve que abrir sua programação nos últimos dez anos para um movimento que se consolidou na casa: a realização de festas voltadas a um público jovem. O principal objetivo é entender de que forma a Gafieira Elite foi apropriada e ressignificada musicalmente através da produção e do consumo de novas iniciativas que modificaram o perfil da casa e a colocaram de volta ao cenário noturno carioca, mas com usos e significados diferentes daqueles presentes em sua história. Assim, a pesquisa de campo busca compreender de que forma essa ressignificação ocorre com informações a respeito do perfil dos produtores, público, das festas e da administração do espaço. A metodologia usada nesta pesquisa possui uma abordagem qualitativa e conta com revisão bibliográfica, pesquisa em jornais, site e blogs, documentação, entrevistas, observação participante e aplicação de questionário.
Palavras-chave: Gafieira Elite Clube (Rio de Janeiro)
Dança popular
Apropriação cultural
Juventude
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 7-Mar-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Julia Meneses Rocha Pereira . Gafieira elite: um estudo de caso sobre a apropriação e ressignificação através do novo coletivo de festas. 2016. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
URI: http://hdl.handle.net/11422/5572
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JSilva.pdf1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.