Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/5578
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Medeiros, Rogério Bitarelli | - |
dc.contributor.author | Braga, Luiz Antonio Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-01T00:47:25Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:11Z | - |
dc.date.issued | 1998-10-16 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/5578 | - |
dc.description.abstract | Analize what is happening in the Arts field since the use of the personal computer has spread. We are especially concerned with the latest times, with the arrival of the Internet in Brazil and especially in the Fine Arts Scholl of the Federal University of Rio de Janeiro. For having passed from a local processor to a communication interface, the personal computer can no longer be seen as one more tool available to the artist, but has to be analyzed, in his context, as a door to another dimension, another space – the cyberspace – where new contacts and new experiences can be made. Artists have therefore changed their way of relating to computers, inserting them into their lives, adopting them as one more extension on behalf of their work. In the Computer Graphics Lab of the Fine Arts School of the Federal University of Rio de Janeiro, these changes in the basic computer function has brought notice able changes, not only in the man-machine relation, but also in the man-man relation, in the real as well as in the virtual space. | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arte tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Interação homem-máquina | pt_BR |
dc.title | O mundo digital: o homem e o computador, uma comunicação em desenvolvimento | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5263887934823569 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8505874595331506 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Zoladz, Rosza Wigdorowicz Vel | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1384082812482959 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Barbosa, Guilherme Sias | - |
dc.description.resumo | Analisa o que vem ocorrendo no campo das artes desde o uso extensivo do computador pessoal, principalmente no passado recente, com a chegada da Internet ao Brasil, e em especial à Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O computador, por ter passado de um processador local a uma máquina de comunicação, não pode ser visto, somente, como mais uma ferramenta do artista, mas, tanto ele quanto o contexto que o envolve, têm que ser analisados como uma porta para uma outra dimensão, um outro espaço – ciberespaço – onde novos contatos e novas experiências são travadas. Os artistas têm portanto se relacionado de forma diferente com o computador, inserindo-o no seu cotidiano, adotando-o como mais uma extensão à disposição do seu trabalho. No Laboratório de Computação Gráfica da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, esta alteração nas funções básicas do computador trouxe mudanças visíveis, não só na relação homem-máquina, como também no relacionamento homem-homem, tanto no espaço real, quanto no virtual. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Artes Visuais |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
455974.pdf | 5.73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.