Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/5582
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGomes, Sonia-
dc.contributor.authorMendonça, Aureo Guilherme-
dc.date.accessioned2018-11-01T01:39:25Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:11Z-
dc.date.issued1998-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/5582-
dc.description.abstractThe following dissertation was conceived from certain signs emitted by publications about the history of the art which alerted to the specifity of some works by artists from the crossing of the century, who already signalled a production independent from academic formalism. This modernity was being tirelessly built by Gonzaga Duque’s critical work, whose analyses were always accompanied by his pioneer view as to what the destiny of brazilian art shuold be. In our study we tried to contextualize Gonzaga Duque’s work, mentioning those statements we felt that most faithfully show this behavior and so are able to explicit his aesthetic feeling. To accompany him we have indued Angyone Costa’s work, who also developed a criticism poiting to the search of the new in our art and to accomplish his task he not only gave opinions about the artistic production of this time, but also wanted to hear the artists thenselves and what they thought of their works. Organizing this multiplicity of views, searching in the various treatments given to the matter of the art those points which seemed to manifest the search of the new, was our most important task in this study. To deepen still scattered notions about that moment of our artistic performance a little more, revealing qualities which seemed to hide under the set of ideas of the modernism of the 20’s, is what seems to us the result gotten with the present research. We hope to have advanced a little more in the task of rethinking the modernism as part of a major process and which would have involved more than a scenary with the presence of actors not included in the official cast so far. Stirring our history of the art, amplifying the i possibilities of understanding it’s course, and verifying the roles of the involved charaters was our way of giving new dimensions to some then scattered matters, granting tnem a new look, closer to their real meanings.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCrítica de artept_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectSéculo XIXpt_BR
dc.titleA crítica de arte no Brasil em fins do século XIX e início do XX: Gonzaga Duque e Angyone Costapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2172598678026175pt_BR
dc.contributor.referee1Lins, Vera Lúcia de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7006776496381505pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Glória-
dc.description.resumoA presente dissertação foi pensada a partir de certos sinais que foram emitidos por publicações de história da arte que alertavam para a especificidade de alguns trabalhos de artistas, da passagem do século, que já apontavam para uma produção independente do formalismo acadêmico. Essa modernidade vinha sendo, incansavelmente, construída pelo trabalho crítico de Gonzaga Duque, cujas análises vinham sempre acompanhadas de sua visão praticamente pioneira quanto ao que deveria ser o destino da arte brasileira. Em nosso estudo procuramos contextualizar a obra de Gonzaga Duque, apontando aquelas declarações que sentimos como mais fiéis portadoras dessa conduta e por isto mesmos capazes de explicitar o seu sentimento estético. Para acompanhá-lo incluímos o trabalho de Angyone Costa, que também desenvolveu uma crítica voltada para a busca do novo em nossa arte e para realizar sua tarefa não apenas emitiu opiniões a respeito da produção artística do seu tempo, como quis ouvir também os próprios artistas e o que pensavam acerca de seus trabalhos. Organizar essa multiplicidade de visões, buscando nos diversos tratamentos dados à questão da arte aqueles pontos que pareciam deixar transparecer a busca do novo, foi a nossa mais importante tarefa neste estudo. Aprofundar um pouco mais noções ainda esparsas sobre aquele momento de nosso desempenho artístico, revelando qualidades que pareciam se ocultar sob o ideário do modernismo da década de 20, é o que ' nos parece o resultado obtido com a presente pesquisa. Esperamos ter conseguido avançar um pouco mais na tarefa de repensar o modernismo como parte de um processo mais amplo e que teria envolvido mais de um pano de fundo, com a presença de atores não incluídos até então no elenco oficial. Remexer na nossa história da arte ampliando as possibilidades de entendimento do percurso e revendo os papéis dos personagens envolvidos foi a nossa forma de redimensionar algumas questões até então vagas concedendo-lhes uma nova feição, mais próxima de seus reais significados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Artes Visuais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
456207.pdf10.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.