Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/5595
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGomes, Monica Zaidan-
dc.contributor.authorPereira, Gabriela da Silva-
dc.date.accessioned2018-11-01T14:52:36Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:11Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/5595-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiências contábeispt_BR
dc.subjectCurrículo Mundialpt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectSistema de informaçãopt_BR
dc.subjectGrade curricularpt_BR
dc.titleEstudo sobre a similaridade dos conteúdos de TI/SI constantes nos currículos de cursos presenciais de graduação em Ciências Contábeis de IES públicas e privadas do município do Rio de Janeiro em relação aos tópicos de TI/SI do currículo da ONU/UNCTAD/ISAR de 2011pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2288877183360500pt_BR
dc.description.resumoCom os desafios trazidos por uma economia mais globalizada e com mais recursos tecnológicos, o profissional de contabilidade necessita ser dotado de qualificações, como conhecimentos em TI/SI, que o capacitem para atuar em um mercado de economia mundial. A preocupação com a capacitação dos profissionais da contabilidade levou organismos internacionais a buscarem uma harmonização das grades curriculares de diferentes países. A UNCTAD, órgão da ONU, elaborou uma proposta de Currículo Modelo (CM) desde 1999 com o intuito de suavizar as diferenças entre os vários sistemas de ensino nacionais. Essa pesquisa teve como objetivo investigar o grau de similaridade dos conteúdos sobre Tecnologia (TI)/Sistemas de Informação (SI) das grades curriculares dos cursos presenciais de graduação em Ciências Contábeis de IES públicas e privadas do município do Rio de Janeiro com os tópicos de TI/SI listados no CM vigente (UNCTAD, 2011). A pesquisa foi classificada quanto aos objetivos como descritiva, quanto aos procedimentos utilizados foi classificada como bibliográfica e documental e quanto à abordagem foi classificada como de caráter qualitativo. A amostra foi composta pelas seguintes IES: Faculdade do Rio de Janeiro (UNIESP), Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Empresas (FCCAE), Faculdade Gama e Souza (FGS), Faculdade Machado de Assis (FAMA), Faculdade Moraes Júnior (FMJ - MACKENZIE RIO), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Esta pesquisa analisou todos os tópicos constantes do bloco específico de TI/SI no CM e para a realização do cálculo de similaridade foi atribuído “1” aos tópicos encontrados nas disciplinas das grades curriculares das IES pesquisadas e “0” para os tópicos que não constavam nos das ementas analisadas. Os resultados obtidos demonstraram um grau de similaridade de 19,64% entre as grades curriculares e o CM no que tange o conteúdo relacionado a TI/SI. Esse resultado é coerente com outros trabalhos, tais como, o estudo de Lay et al. (2016) que apontou um grau de similaridade de apenas 0,4% das grades curriculares dos cursos de graduação de Contabilidade das 16 IES catarinenses pesquisadas aos tópicos específicos do bloco de TI do CM.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GSPEREIRA.pdf494.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.