Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/5595
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gomes, Monica Zaidan | - |
dc.contributor.author | Pereira, Gabriela da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-01T14:52:36Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:11Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/5595 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ciências contábeis | pt_BR |
dc.subject | Currículo Mundial | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Sistema de informação | pt_BR |
dc.subject | Grade curricular | pt_BR |
dc.title | Estudo sobre a similaridade dos conteúdos de TI/SI constantes nos currículos de cursos presenciais de graduação em Ciências Contábeis de IES públicas e privadas do município do Rio de Janeiro em relação aos tópicos de TI/SI do currículo da ONU/UNCTAD/ISAR de 2011 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2288877183360500 | pt_BR |
dc.description.resumo | Com os desafios trazidos por uma economia mais globalizada e com mais recursos tecnológicos, o profissional de contabilidade necessita ser dotado de qualificações, como conhecimentos em TI/SI, que o capacitem para atuar em um mercado de economia mundial. A preocupação com a capacitação dos profissionais da contabilidade levou organismos internacionais a buscarem uma harmonização das grades curriculares de diferentes países. A UNCTAD, órgão da ONU, elaborou uma proposta de Currículo Modelo (CM) desde 1999 com o intuito de suavizar as diferenças entre os vários sistemas de ensino nacionais. Essa pesquisa teve como objetivo investigar o grau de similaridade dos conteúdos sobre Tecnologia (TI)/Sistemas de Informação (SI) das grades curriculares dos cursos presenciais de graduação em Ciências Contábeis de IES públicas e privadas do município do Rio de Janeiro com os tópicos de TI/SI listados no CM vigente (UNCTAD, 2011). A pesquisa foi classificada quanto aos objetivos como descritiva, quanto aos procedimentos utilizados foi classificada como bibliográfica e documental e quanto à abordagem foi classificada como de caráter qualitativo. A amostra foi composta pelas seguintes IES: Faculdade do Rio de Janeiro (UNIESP), Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Empresas (FCCAE), Faculdade Gama e Souza (FGS), Faculdade Machado de Assis (FAMA), Faculdade Moraes Júnior (FMJ - MACKENZIE RIO), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Esta pesquisa analisou todos os tópicos constantes do bloco específico de TI/SI no CM e para a realização do cálculo de similaridade foi atribuído “1” aos tópicos encontrados nas disciplinas das grades curriculares das IES pesquisadas e “0” para os tópicos que não constavam nos das ementas analisadas. Os resultados obtidos demonstraram um grau de similaridade de 19,64% entre as grades curriculares e o CM no que tange o conteúdo relacionado a TI/SI. Esse resultado é coerente com outros trabalhos, tais como, o estudo de Lay et al. (2016) que apontou um grau de similaridade de apenas 0,4% das grades curriculares dos cursos de graduação de Contabilidade das 16 IES catarinenses pesquisadas aos tópicos específicos do bloco de TI do CM. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Contábeis |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GSPEREIRA.pdf | 494.97 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.