Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/559
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCastro, Paulo César-
dc.contributor.authorReis, Camila Rondinini Silva-
dc.date.accessioned2016-06-23T18:08:12Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:35Z-
dc.date.issued2014-07-03-
dc.identifier.citationREIS, Camila R. S. O livro paradidático eletrônico como ferramenta pedagógica na era da educação 3.0: projeto Lumos e novo papel do produtor editorial. 2014. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/559-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivro eletrônicopt_BR
dc.subjectMercado editorialpt_BR
dc.subjectAplicativopt_BR
dc.subjectDispositivos móveispt_BR
dc.subjectLumospt_BR
dc.subjectPlataforma webpt_BR
dc.titleO livro paradidático eletrônico como ferramenta pedagógica na era da educação 3.0: projeto Lumos e novo papel do produtor editorialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4482415757591851pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Suzy dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3210035960599086pt_BR
dc.contributor.referee2Fernandes, Amaury-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4122556035502006pt_BR
dc.description.resumoNo momento em que a tecnologia tem papel essencial, é preciso considerar as possibilidades de evolução em todas as áreas. Para o mercado editorial, o livro digital se configura como uma nova forma de apresentação de conteúdo, possibilitando uma experiência mais interativa. Nesse sentido, o produto apresentado neste relatório busca explorar as potencialidades do livro paradidático, utilizando a tecnologia atrelada à educação. Trata-se de um sistema, nomeado Lumos, que é composto por um aplicativo para dispositivos móveis e uma plataforma web. Pretende-se, com isso, demonstrar uma possibilidade de material calcado na construção colaborativa de conhecimento, como teorizado por Pierre Levy, e tendo como base uma narrativa literária, no caso, o livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Produção editorial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CReis.pdf986.9 kBAdobe PDFView/Open
ambiente-aluno.mp43.1 MBvideo/mp4View/Open
ambiente-professor.mp44.11 MBvideo/mp4View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.