Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/559
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Castro, Paulo César | - |
dc.contributor.author | Reis, Camila Rondinini Silva | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-23T18:08:12Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:35Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-03 | - |
dc.identifier.citation | REIS, Camila R. S. O livro paradidático eletrônico como ferramenta pedagógica na era da educação 3.0: projeto Lumos e novo papel do produtor editorial. 2014. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/559 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Livro eletrônico | pt_BR |
dc.subject | Mercado editorial | pt_BR |
dc.subject | Aplicativo | pt_BR |
dc.subject | Dispositivos móveis | pt_BR |
dc.subject | Lumos | pt_BR |
dc.subject | Plataforma web | pt_BR |
dc.title | O livro paradidático eletrônico como ferramenta pedagógica na era da educação 3.0: projeto Lumos e novo papel do produtor editorial | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4482415757591851 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Suzy dos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3210035960599086 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Fernandes, Amaury | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4122556035502006 | pt_BR |
dc.description.resumo | No momento em que a tecnologia tem papel essencial, é preciso considerar as possibilidades de evolução em todas as áreas. Para o mercado editorial, o livro digital se configura como uma nova forma de apresentação de conteúdo, possibilitando uma experiência mais interativa. Nesse sentido, o produto apresentado neste relatório busca explorar as potencialidades do livro paradidático, utilizando a tecnologia atrelada à educação. Trata-se de um sistema, nomeado Lumos, que é composto por um aplicativo para dispositivos móveis e uma plataforma web. Pretende-se, com isso, demonstrar uma possibilidade de material calcado na construção colaborativa de conhecimento, como teorizado por Pierre Levy, e tendo como base uma narrativa literária, no caso, o livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Produção editorial |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CReis.pdf | 986.9 kB | Adobe PDF | View/Open | |
ambiente-aluno.mp4 | 3.1 MB | video/mp4 | View/Open | |
ambiente-professor.mp4 | 4.11 MB | video/mp4 | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.