Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/5623
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dc.contributor.advisorSantos, Ruthberg dos-
dc.contributor.authorAnciães, Janderson de Carvalho-
dc.date.accessioned2018-11-05T13:20:05Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:42Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/5623-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVarejopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectProdutos sustentáveispt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.titleA importância do debate sobre sustentabilidade nos dias atuaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2009100000980724pt_BR
dc.description.resumoO tema sustentabilidade está cada vez mais presente no dia a dia dos consumidores, da indústria e do varejo. A relevância deste item no processo decisório de compra é cada vez maior e as empresas estão atentas a esse movimento. Para tanto, a criação de programas organizacionais sustentáveis são vistas hoje como estratégicas e que proporcionam diferenciais competitivos para os varejistas/indústria. Um estudo de caso (Coca-Cola Company) foi analisado para servir de amostragem sobre esta tendência. Além disso, outro tema altamente debatido atualmente é a agressão causada pelo material PET ao meio ambiente. Fato este que foi um dos motivadores do programa da Coca-Cola. Neste presente trabalho, discutimos os principais pontos sobre sustentabilidade, o programa da Coca-Cola e os benefícios e malefícios causados pela garrafa PET. Por fim, levantamos a importância de um trabalho planejado entre a indústria e o varejo, já que, em alguns momentos, o tema sustentabilidade pode causar conflitos entre os dois segmentos, como por exemplo, no caso da logística reversa das garrafas de vidro Desta forma, o presente trabalho tem o objetivo de investigar a percepção do consumidor em relação a produtos sustentáveis. Para o alcance deste objetivo, foram feitas revisões da literatura sobre o tema, um estudo de caso sobre a CocaCola e a atitude do consumidor frente aos produtos com esta preocupação. A pesquisa de campo foi realizada através de um survey, ou levantamento, com uso de questionário auto-administrado e a amostra foi composta por 60 pessoas, de ambos os sexos e provenientes do Estado do Rio de Janeiro. Os resultados obtidos indicam que os respondentes são sensíveis a programas sustentáveis, principalmente nos produtos que o diferencial da marca é menos aguçado. Assim, a partir da análise dos resultados obtidos conclui-se que o tema deve ser melhor propagado pelas empresas, já que atualmente trata-se de um diferencial competitivo e, a tendência é que cada vez mais, seja uma premissa para os consumidores escolherem por determinado produto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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