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dc.contributor.advisorRohm, Ricardo Henry Dias-
dc.contributor.authorAssumpção, Breno de Andrade-
dc.date.accessioned2018-11-05T13:35:23Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:42Z-
dc.date.issued2009-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/5624-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão culturalpt_BR
dc.subjectMercado cultural brasileiropt_BR
dc.subjectIndústria culturalpt_BR
dc.subjectPolíticas públicas culturaispt_BR
dc.titleGestão cultural no brasil: especificidades do negócio e desafios de gestãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9875663831526454pt_BR
dc.description.resumoEm um cenário caracterizado pela globalização e seus desdobramentos, a questão do mercado cultural ascende em decorrência de sua perspectiva favorável a expansão para o mercado nacional. A incipiência do Brasil nesse âmbito assume um caráter contraditório que, por um lado, é favorável ao crescimento sócio-econômico do país devido às inúmeras possibilidades inexploradas nesse mercado, em contrapartida a aparatos embrionários tanto da esfera pública quanto privada que sustentem tal desenvolvimento. Esta também é a razão que motivou o desenvolvimento deste trabalho em relação ao seu objetivo principal, que é a partir da cesarização do mercado cultural brasileiro, identificar seus principais desafios para a formação de gestores alinhados com suas especificidades. A questão da formação de gestores culturais é ainda mais recente no país e, consequentemente, de literatura bem restrita, pouco discutida, porém de fundamental importância visto sua essencialidade para a sociedade e na garantia da preservação da diversidade, além de sua complexidade como resultado da vasta abrangência de conhecimentos requerida por esse profissional em diversas áreas. Definir o perfil do gestor cultural de acordo com as suas possíveis qualificações e levantar seus principais desafios tornam-se ponto chave para garantir a prospecção do mercado cultural brasileiro sob uma gestão crítica e eficiente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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