Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/5633
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Racismo na mídia: um estudo da cobertura midiática nas mortes do médico Jaime Gold e dos jovens Gilson dos Santos e Wanderson Martins
Author(s)/Inventor(s): Ferro, Mauricio de Azevedo
Advisor: Sodré, Muniz
Abstract: Demonstra como a mídia brasileira é racista. Principia quebrando mitos, como os de que não somos racistas ou de que é melhor não falar sobre o racismo, como forma de combatê-lo. Depois, a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o trabalho prova as desigualdades sociais existentes no país em função da cor de pele, para, então, mostrar como o negro é deixado de fora da partilha do sensível. Por fim, o estudo faz uma análise da cobertura midiática de duas mortes que ocorreram quase simultaneamente. De um lado, o médico Jaime Gold, que pedalava na Lagoa. De outro, os jovens Gilson dos Santos e Wanderson Martins, assassinados em operação policial no Morro do Dendê. O tratamento da mídia aos dois casos e seus desdobramentos exemplificam como os meios de comunicação estabelecem a divisão sensível do mundo, de acordo com o cromatismo da pele.
Keywords: Racismo
Violência urbana
Meios de comunicação de massa
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO::TEORIA E ETICA DO JORNALISMO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 7-Mar-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FERRO, Maurício de Azevedo. Racismo na mídia: um estudo da cobertura midiática nas mortes do médico Jaime Gold e dos jovens Gilson dos Santos e Wanderson Martins. 2016. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MFerro.pdf1.91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.