Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/5669
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Aguiar, Paula Fernandes de | - |
dc.contributor.author | Souza, Ygor Tavares de | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-07T23:40:50Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:11Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-26 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/5669 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Indicadores de desempenho | pt_BR |
dc.subject | Gestão laboratorial | pt_BR |
dc.subject | Mapeamento de processos | pt_BR |
dc.title | Uso de indicadores de desempenho na tomada de decisão nos laboratórios de Química Analítica; um estudo de caso. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2482433498912526 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Pereira, Priscila Maia | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0581554496863170 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pontes, Fernanda Veronesi Marinho | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3215544626862235 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Riehl, Carlos Alberto da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2910118690760608 | pt_BR |
dc.description.resumo | A tomada de decisão é necessária para qualquer empresa, instituição de ensino, indústria etc. Ela é parte fundamental no sucesso de qualquer estratégia de gestão. Os laboratórios de Química não escapam desta, às vezes difícil, tarefa. Assim como as empresas precisam ter estratégias que definam seu “norte”, os laboratórios também necessitam tomar decisões sobre diversos aspectos que assegurem a continuidade das aulas, que permitam indicar aos coordenadores e professores que há necessidade de mudanças no conteúdo destas aulas, ou ainda que há necessidade de se alterar a frequência ou duração das mesmas. Uma das ferramentas usadas para esta finalidade é o indicador de desempenho. Ele é tão melhor quanto mais simples, de mais fácil manutenção e construção ele for. Neste trabalho o objetivo é criar estes indicadores de desempenho para aulas de Análises Qualitativa, Quantitativa e Instrumental de forma que estes, depois de avaliados e aprovados, possam ser implementados como prática corrente do departamento na tomada e decisão na gestão do mesmo. A proposta foi a substituição ou aprimoramento dos indicadores já existentes por outros mais eficientes e a criação de outros para aqueles pontos de controle/crítico que não possuíam indicadores. Dessa forma, observou-se um controle e monitoração mais efetivos desses pontos de controle/ crítico já existentes, além do desenvolvimento de uma estrutura de controle e monitoração aos novos, para que ambos possam vir a causar uma diminuição na interrupção das aulas práticas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ANALITICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ygor Tavares de Souza.pdf | 875.77 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.