Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/5669
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAguiar, Paula Fernandes de-
dc.contributor.authorSouza, Ygor Tavares de-
dc.date.accessioned2018-11-07T23:40:50Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:11Z-
dc.date.issued2018-07-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/5669-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIndicadores de desempenhopt_BR
dc.subjectGestão laboratorialpt_BR
dc.subjectMapeamento de processospt_BR
dc.titleUso de indicadores de desempenho na tomada de decisão nos laboratórios de Química Analítica; um estudo de caso.pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2482433498912526pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Pereira, Priscila Maia-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0581554496863170pt_BR
dc.contributor.referee1Pontes, Fernanda Veronesi Marinho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3215544626862235pt_BR
dc.contributor.referee2Riehl, Carlos Alberto da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2910118690760608pt_BR
dc.description.resumoA tomada de decisão é necessária para qualquer empresa, instituição de ensino, indústria etc. Ela é parte fundamental no sucesso de qualquer estratégia de gestão. Os laboratórios de Química não escapam desta, às vezes difícil, tarefa. Assim como as empresas precisam ter estratégias que definam seu “norte”, os laboratórios também necessitam tomar decisões sobre diversos aspectos que assegurem a continuidade das aulas, que permitam indicar aos coordenadores e professores que há necessidade de mudanças no conteúdo destas aulas, ou ainda que há necessidade de se alterar a frequência ou duração das mesmas. Uma das ferramentas usadas para esta finalidade é o indicador de desempenho. Ele é tão melhor quanto mais simples, de mais fácil manutenção e construção ele for. Neste trabalho o objetivo é criar estes indicadores de desempenho para aulas de Análises Qualitativa, Quantitativa e Instrumental de forma que estes, depois de avaliados e aprovados, possam ser implementados como prática corrente do departamento na tomada e decisão na gestão do mesmo. A proposta foi a substituição ou aprimoramento dos indicadores já existentes por outros mais eficientes e a criação de outros para aqueles pontos de controle/crítico que não possuíam indicadores. Dessa forma, observou-se um controle e monitoração mais efetivos desses pontos de controle/ crítico já existentes, além do desenvolvimento de uma estrutura de controle e monitoração aos novos, para que ambos possam vir a causar uma diminuição na interrupção das aulas práticas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ANALITICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ygor Tavares de Souza.pdf875.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.