Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/5703
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A Sedimentação no Complexo de Lobos Almirante Câmara, Bacia de Campos, durante o Pleistoceno Final e Holoceno,com base em análise bioestratigráfica de Foraminíferos Planctônicos
Autor(es)/Inventor(es): Peixoto, Fernanda de Assis
Tutor: Rios Netto, Aristóteles de Moraes
Tutor : Brito, Daniela Santos Machado
Resumen: A Bacia de Campos está localizada na margem continental sudeste brasileira, sendo uma das principais províncias petrolíferas do país. Hoje, essa bacia responde por mais de 80% da produção nacional. Quase a totalidade das reservas pós-sal dessa bacia ocorre em turbiditos oligocênicos de águas profundas (Formação Carapebus). O Complexo de Lobos Almirante Câmara, área de interesse desse estudo, encontra-se na porção nordeste desta bacia. Sua distribuição faciológica mantém-se a mesma desde o início do Paleoceno, apresentando semelhanças mais evidentes, em relação ao Recente, a partir do Oligoceno. Sendo assim, é de grande importância o entendimento da sedimentação quaternária para compreender os sistemas petrolíferos da Bacia, uma vez que os reservatórios turbidíticos oligocênicos encontram um excelente análogo no Complexo de Lobos. O objetivo desde trabalho foi contribuir para um maior conhecimento da dinâmica de sedimentação quaternária do Complexo de Lobos Almirante Câmara, bem como sua evolução, através da análise e interpretação bioestratigráfica baseadas em foraminíferos planctônicos. Para tal fim, foram estudadas 39 amostras provenientes quatro testemunhos a pistão (LAC 01, LAC, 05, LAC 08 e LAC 27), coletados no talude inferior desta Bacia. Como resultado, foram reconhecidas as biozonas Z (pós-glacial/Holoceno) e Y (glacial/Pleistoceno Superior), bem como a Subzona Y1 e Z2.
Materia: Bacia de Campos
Bioestratigrafia
Foraminíferos planctônicos
Quaternário
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade de producción: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: jul-2015
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Geologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PEIXOTO, F.A.pdf1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.