Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5709
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Síntese e caracterização de esfera de quitosana contendo íons Cobre (II) para aplicação na catálise heterogênea visando a degradação de Peróxido de Hidrogênio
Autor(es)/Inventor(es): Marques, Mariana Bengaly
Orientador: Delazare, Thais
Coorientador: Casellato, Annelise
Resumo: Atrelados ao crescimento populacional e industrial surgem resíduos sólidos e/ou líquidos que podem ser altamente tóxicos, necessitando de tratamento prévio antes de seu descarte. O aumento da conscientização ambiental no que rege a conservação da natureza e seus recursos, faz com que empresas busquem tecnologias ou processos para minimizar esses impactos ambientais gerados. Neste sentido, o peróxido de hidrogênio (H2O2) é um agente químico bastante usado em processos industriais de clareamento no ramo têxtil e de celulose. Dentre as formas de remediação se encontra o uso de catalases, substâncias que atuam como catalisadores homogêneos na degradação do peróxido de hidrogênio. Na busca por uma forma de tratamento economicamente viável, este trabalho desenvolveu um catalisador heterogêneo, contendo um composto de coordenação de cobre (II) adsorvido em quitosana, substância não tóxica que atua como suporte. Portanto, foi realizada a síntese do complexo de cobre (II) e sua caracterização, seguida da caracterização da quitosana. Posteriormente, foi produzido o catalisador heterogêneo, bem como sua posterior caracterização pelas técnicas de espectroscopia de absorção no infravermelho com transformada de fourier e fluorescência de raios X. Por fim, foi realizado teste avaliando de forma qualitativa a atividade catalítica do complexo de cobre (II), da esfera de quitosana e da esfera modificada com complexo (EMC) durante a degradação do peróxido de hidrogênio.
Palavras-chave: Esfera de Quitosana
Cobre (II)
Catálise heterogênea
Peróxido de hidrogênio;
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA INORGANICA
Departamento: Instituto de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 9-Mar-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/5709
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mariana Bengaly Marques.pdf931,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.