Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5710
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Síntese e aplicação de óxidos mistos de Al e Ti como revestimento anticorrosivo do aço carbono 1020 em meio de cloreto
Autor(es)/Inventor(es): Alcantara, Thayon Tayson Corrêa de
Orientador: D’Elia, Eliane
Coorientador: Ribeiro, Emerson Schwingel
Resumo: Revestimentos baseados em processos de fosfatização são vastamente conhecidos por suas características de proteção contra corrosão, quando associados a esquemas de pintura. No entanto sua utilização é extremamente prejudicial ao meio ambiente devido a enorme quantidade de resíduos poluentes. Novos revestimentos protetores que sejam alternativos à fosfatização são, portanto, promissores. Além de ser um processo de simples aplicação, a formação de revestimentos a base de alcóxidos gerados a partir de processo Sol-Gel, é menos prejudicial que revestimentos baseados em cromatização ou fosfatização. Estudos sobre a aplicação de óxidos de alumínio e outros metais, como revestimentos protetores da corrosão, demonstram que são efetivos na inibição da corrosão, no entanto óxidos mistos de alumínio e titânio a partir do processo Sol-Gel ainda não foram estudados. Neste trabalho foi verificada a ação anticorrosiva do óxido misto de titânio e alumínio aplicado em amostras de aço carbono 1020 e sinterizados em diferentes temperaturas. Foram realizadas medidas de impedância eletroquímica, curvas de polarização potenciodinâmica e analise de MEV/EDS com placas de aço carbono 1020 revestidas com óxidos mistos e também com óxidos de alumínio e titânio puros. Os resultados referentes aos óxidos mistos sinterizados a 600 °C mostraram uma boa resistência à corrosão.
Palavras-chave: Revestimento anticorrosivo
Corrosão
Óxidos mistos
Aço carbono
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA INORGANICA
Departamento: Instituto de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Mar-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/5710
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thayon Tayson Corrêa de Alcantara.pdf4,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.