Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/574
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Costa, Cristiane Henriques | - |
dc.contributor.author | Santos, Beatriz D’Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-24T17:04:50Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:35Z | - |
dc.date.issued | 2015-08-08 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Beatriz D’Oliveira. Cinquenta tons na sala precisa - o papel e as motivações do fã na sociedade em rede. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/574 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fanfiction | pt_BR |
dc.subject | Transmídia | pt_BR |
dc.subject | Sociedade em rede | pt_BR |
dc.title | Cinquenta tons na sala precisa - o papel e as motivações do fã na sociedade em rede | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8352428563251145 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse trabalho pretende analisar o fenômeno das fanfictions (ficção de fã, história de fã) que já se consagraram como consequência do sucesso de um livro, um filme ou uma série. Essas histórias, que chegam a embaçar a linha entre leitor-autor, são uma manifestação exemplar da era da transmídia e da liberdade de publicação concedida pela internet. Pretende-se problematizar a fanfiction enquanto modo de expressão do leitor e do consumidor atual, bem como pontuar as lacunas que essas histórias preenchem na educação e no entretenimento dos jovens contemporâneos. Usando como base teórica os estudos de Henry Jenkins e Pierre Lévy, entre outros, irá se buscar entender um pouco da história do surgimento das fanfics; os leitores-autores que são, a um só tempo, os produtores e consumidores dessas histórias; e as diversas transformações a que estão sujeitas as fanfictions nessa era de transmidiação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Produção editorial |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BSantos.pdf | 508.77 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.