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http://hdl.handle.net/11422/576
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Feijó, Mário | - |
dc.contributor.author | Mariz, Flávia Najar Gonzales | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-24T18:04:49Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:35Z | - |
dc.date.issued | 2015-07-09 | - |
dc.identifier.citation | MARIZ, Flávia Najar Gonzales. Bons sonhos ou bons pesadelos: os medos e elementos infantis na obra de Stephen King. 2015. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/576 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Stephen King | pt_BR |
dc.subject | It: a coisa | pt_BR |
dc.subject | Medo infantil | pt_BR |
dc.title | Bons sonhos ou bons pesadelos: os modos e elementos infantis na obra de Stephen King | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5152972526429719 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Resende, Andréia | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7027082295975399 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Almeida, Carolina Souza de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5502040908463789 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo principal analisar os elementos e os medos infantis presentes nas obras do autor de terror contemporâneo Stephen King tendo como estudo de caso o livro It: a coisa. Tais elementos e medos infantis são, na maioria das vezes, medos imaginários e com embasamentos considerados ilógicos pela razão. Todavia, esses medos irreais podem assombrar mais do que os ditos como reais por mexerem com o medo do ilógico e do desconhecido que o ser humano carrega. O medo do escuro, por exemplo, é um medo embasado principalmente na imaginação humana, porém ele também faz parte do desconhecido pois uma criança tem medo do escuro justamente por não saber o que pode estar escondido em meio as trevas de seu quarto. A literatura de terror trabalha bastante com a linha tênue entre o consciente e o subconsciente humano, brincando com essa noção do que é real e do que irreal, do que é conhecido e do que ainda é desconhecido. E é essa linha que faz com o público de tal gênero seja tão fiel. Além disso, esse trabalho também tem como um de seus objetivos analisar a ligação entre as histórias de terror e os contos de fadas originais, observando e o teor assustador e, também, moralista que estes carregam. A moral ensinada às crianças nos contos de fadas é dada pelo medo de que elas sentem de fazerem algo errado e acabarem como uma Bruxa Má. Como fundamentação teórica para tal trabalho são utilizados autores como Bruno Bettelheim, Christophe Andre, Stephen King, o pai da psicanálise Freud, dentre outros. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Produção editorial |
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